Cachorro lambendo a pata é sinal de algum problema?

Talvez nunca imaginamos por que os cães lambem as patas, mas agora temos alguns motivos

Por que os cachorros lambem as patas? Bem, existem várias razões para esse hábito um tanto peculiar. Pode ser desde uma dorzinha incômoda até uma coceira incontrolável. Portanto, vamos dar uma olhada nas quatro principais razões pelas quais esses peludos ficam tão obcecados com suas patinhas.

4 razões para o cachorro lamber excessivamente as patas

Saiba abaixo os principais motivos para o seu cachorro lamber as patas repetidamente.

1. Dor

Se o seu cãozinho começa a lamber freneticamente uma pata específica, é provável que algo esteja doendo nela. Pode ser uma picada de inseto, um espinho, um pequeno corte ou até mesmo uma unha quebrada.
No entanto, essa lambidinha é o jeito dele de tentar aliviar o desconforto.

LEIA TAMBÉM: O que seu cachorro está querendo dizer? Conheça alguns sinais da linguagem corporal do seu pet!

2. Alergia

As alergias podem ser a causa de uma lambida crônica nas patas. Pode ser alergia a comida, produtos de limpeza, grama, remédios ou qualquer outra coisa.
Por exemplo, se o seu cachorro lambe as patas depois de uma caminhada, pode ser porque alguma erva daninha ou pesticida na grama está causando coceira.

Uma dica: limpe as patinhas dele com um pano úmido depois de cada passeio.

3. Ansiedade e Tédio

Se você continua se perguntando por que seu cachorro continua com essa mania, talvez seja porque ele está entediado ou ansioso.
Algumas raças são mais propensas a desenvolver problemas de ansiedade, como ansiedade de separação ou transtornos obsessivo-compulsivos. A lambidinha nas patas se torna um mecanismo de enfrentamento para eles.

É como se fosse um passatempo para cachorros que ficam sozinhos por muito tempo, especialmente aqueles que estão presos em quintais pequenos, sem nada para fazer.

LEIA MAIS: Cachorro entediado em casa? Experimente essas 6 brincadeiras divertidas!

4. Parasitas

Pulgas, carrapatos e ácaros são os “convidados indesejados” que podem irritar a pele do seu melhor amigo. Quando isso acontece, ele não consegue resistir e começa a lamber a área afetada.
Mesmo que os parasitas estejam concentrados em uma pata, se o seu cão estiver lambendo ou arranhando outras partes do corpo, é um sinal claro de que ele está infestado. Verifique bem a pele dele e consulte o veterinário para se livrar desses bichinhos chatos.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.