Cachorro pode comer mandioca? Veja se é seguro para o seu pet!
Descubra os riscos e os benefícios de alimentar o seu cão com mandioca.
A mandioca é um dos produtos agrícolas que a população brasileira mais consome e está presente em boa parte da sua rotina alimentar. Por isso, em algum momento, você provavelmente pode se perguntar se é possível compartilhar mandioca com outro membro honorável da família: seu cachorro. Portanto, para descobrir a resposta e saber quais são os riscos e os benefícios desse alimento para os pets, acompanhe este artigo!
Benefícios do consumo de mandioca
A mandioca é um tubérculo nativo da América do Sul e uma das principais fontes energéticas para as pessoas que vivem em países em desenvolvimento. Além disso, ela é rica em fibras, carboidratos e proteínas, e seu consumo regular pode auxiliar nos controles de níveis de glicemia e colesterol no sangue, manter a pele saudável, ajudar na saúde dos ossos e no combate contra os radicais livres.
Posso dar mandioca ao meu cachorro?
A resposta é sim! O seu cachorro pode comer mandioca, e esse consumo não causa nenhum dano à saúde do seu pet. Você pode alimentá-lo com pequenos pedaços de mandioca como petisco ou como reforço positivo durante treinamentos.
LEIA MAIS:
- 3 sinais importantes de que o seu pet está com pulgas
- Você está pronto(a) para adotar um cachorro? Veja estes sinais!
Atenção com a quantidade e a forma de preparo!
É verdade que a mandioca não faz mal ao seu cão, mas é preciso tomar cuidado com a forma que ela é oferecida. Nesse sentido, o cachorro pode comer apenas a mandioca cozida, sem óleo, sal ou temperos. Além disso, também é preciso tomar cuidado com a quantidade, pois a mandioca é uma raiz calórica e pode facilmente levar o seu pet ao sobrepeso.
De forma alguma ofereça mandioca com outro método de preparo, como frita ou cozida em manteiga de garrafa, pois são alimentos gordurosos e prejudicam a saúde do seu cão. Ademais, não alimente o seu pet com a mandioca crua, pois ela possui ácido cianídrico, substância tóxica até mesmo para nós. Para eliminar o ácido, basta cozinhá-la.
Confira outras notícias semelhantes aqui, no Lê Mundo!