Café com leite pode ser anti-inflamatório? Confira agora!

Uma das bebidas preferidas de muitos brasileiros pode promover processos anti-inflamatórios.

Experimentos mostraram que uma combinação de proteínas no leite e antioxidantes encontrados no café duplicam as propriedades anti-inflamatórias de algumas células imunológicas. A maioria das doenças que são conhecidas como “envelhecimento” são, na verdade, doenças inflamatórias, e o café com leite pode ajudar nessa questão, confira.

O que diz o estudo?

Embora o leite tenha sido previamente considerado um dos principais alimentos que causam inflamação, uma nova pesquisa sugere que os laticínios podem, de fato, fazer o oposto. Especificamente, um estudo de janeiro de 2023 descobriu que adicionar laticínios à sua xícara de café pode ajudar a diminuir os níveis de inflamação.

Para estudar como os polifenóis (antioxidantes) reagem com o leite, os pesquisadores induziram uma inflamação artificial em um grupo de células que passaram por diferentes tratamentos: algumas receberam doses de polifenóis, que reagiram com um aminoácido; outras também receberam polifenóis, mas não reagiram; e o grupo de controle não recebeu nada.

Como resultado, houve um aumento substancial na capacidade anti-inflamatória das células que receberam os polifenóis que reagiram com o aminoácido. Segundo a equipe de pesquisa, o “reforço” nos polifenóis também pode vir de outras fontes de aminoácidos, como carne, iogurte etc.

LEIA MAIS: 5 benefícios surpreendentes da casca de banana para sua saúde

Por que laticínios não causam inflamação?

O leite de vaca, além de ser intensamente hidratante, é também uma poderosa fonte de proteína e de outros nutrientes essenciais. Não existem dados clínicos que afirmem que os laticínios aumentam inflamações crônicas.

LEIA MAIS: 3 hábitos essenciais para você acordar rejuvenescida e recuperar as energias

Alimentos que pioram inflamação

  1. Pão branco – a farinha de trigo é produzida a partir de fibras e nutrientes de digestão lenta, ou seja, quanto mais lenta a digestão, mais os níveis de açúcar no sangue aumentam, causando pico de insulina, que leva à inflamação.
  2. Fritura – pessoas que têm uma dieta baseada em frituras tendem a ter mais inflamações no organismo.
  3. Bebidas alcoólicas – o consumo em excesso de álcool pode causar síndrome do intestino impermeável.
  4. Rosquinhas – por causa do açúcar, os níveis de glicose aumentam e o sistema imunológico é sinalizado como uma inflamação.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado