Cerveja quente faz mal? Descubra se é mito ou verdade!

Descubra agora se beber cerveja quente realmente faz ou não passa de um mito

A cerveja é uma bebida alcoólica cultural e que faz parte da rotina de grande parte das pessoas há várias décadas. Com isso, foi passado de geração para geração que o consumo da cerveja deve ser feito apenas com ela bem gelada. Caso contrário, ela poderia fazer mal. Além de não ser nada saborosa quando ainda está quente.

No entanto, com o aumento da fabricação de vários tipos distintos de cervejas (muitas bem diferentes das tradicionais ofertadas em supermercados), algumas delas podem ser melhor apreciadas quando consumidas à temperatura ambiente. O que leva ao surgimento do questionamento em algumas pessoas: mas será que beber cerveja quente faz mal?

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós traremos todas as informações sobre esse assunto para que você tire todas as suas dúvidas. Continue lendo esse post até o final para descobrir.

Cerveja quente faz mal: mito ou verdade?

Quando falamos da segurança em relação ao consumo, é totalmente aceitável beber cerveja quando ela ainda está quente (leia-se em temperatura ambiente). Isso porque, quaisquer preocupações de segurança que você possa ter, devem ser relacionadas à produção e ao armazenamento da cerveja e não à sua temperatura.

Assim, sendo bem direto: é um mito a ideia de que beber cerveja quente faz mal, mas isso não quer dizer que seja algo agradável. Vamos te explicar melhor!

LEIA MAIS:

Efeito da temperatura na cerveja

Em se tratando de sabor, a temperatura ideal dependerá do tipo de cerveja que você irá ingerir. Isso porque, alguns estilos de cervejas requerem que elas sejam consumidas geladas para que a degustação seja mais favorável. Por outro lado, há outras categorias de cervejas que são mais saborosas quando consumidas em temperatura ambiente.

Além disso, precisamos ressaltar que temperaturas mais altas deixam alguns ingredientes químicos mais voláteis. Com isso, os compostos voláteis ficam mais fáceis de serem percebidos em relação aos sabores e aromas. Por isso que sentimos o cheiro do café quente mais forte do que os grãos ainda não moídos, por exemplo.

Em contrapartida, as temperaturas mais frias reduzem a nossa sensibilidade de perceber determinados sabores. Por esse motivo que o sorvete gelado é mais equilibrado do que derretido, o qual parece ser muito mais doce e enjoativo.

Diante disso, optar pela temperatura ideal para saborear a sua cerveja dependerá da sua vontade, tipo da cerveja e sensibilidade para sentir sabores diferentes. Sendo assim, se você deseja sentir o aroma doce de malte sobre as notas de bases amargas da cerveja, alguns especialistas recomendam que você a consuma em temperatura ambiente.

Gostou de desmistificar a ideia de que beber cerveja quente faz mal? Confira vários outros conteúdo semelhantes aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado