O que é uma tempestade de areia? Descubra como elas surgem!

Conheça os motivos que estão por trás desses fenômenos

Em setembro de 2021, algumas cidades do Brasil localizadas nos estados de Minas Gerais, Maranhão, São Paulo e Mato Grosso do Sul, registraram algumas tempestades de areia de diversas proporções.

Mas, o que gera dúvida em muitas pessoas é como essas tempestades são causadas e o que leva a esse fenômeno acontecer. Por isso, no artigo de hoje, você descobrirá o que é uma tempestade de areia e tirar todas as suas dúvidas. Confira a seguir!

O que são as tempestades de areia?

Geralmente, as tempestades de areia acontecem durante as estações da primavera e verão. Elas ocorrem em locais de climas áridos e semiáridos. Isso porque, nessas regiões, o solo tende a ser coberto por pequenas rochas e areia. Sendo ainda mais comum nos países asiáticos, onde recebe o nome de haboob.

Com isso, as tempestades de areia são provocadas devido a ventos fortes com temporais de chuva, que ao entrar em contato com o solo seco, deparam-se com poeira, areia e resquícios de vegetação e queimada em locais que não costuma chover com muita frequência.

Logo, o impacto e os detritos formam uma espécie de rolo compressor de sujeira e poeira. Essas nuvens podem alcançar até 10 quilômetros de altura, de acordo com alguns especialistas. O que significa o termo de tempestade de areia.

LEIA MAIS:

Além disso, todo esse fenômeno pode ser carregado pelos ventos a, no mínimo, 40 quilômetros por hora. Portanto, apesar de ser construída por detritos pequenos, a tempestade de areia pode ocasionar muitos danos às residências e redes elétricas.

Qual é a diferença entre a tempestade de areia e a tempestade de poeira?

As tempestades de areia são compostas por partículas maiores de rochas. Já as de poeira são formadas por partículas menores. Sendo assim, quanto maior é a grossura do grão, menos suspenso e por menos tempo ele tende a ficar devido ao seu peso.

Como funcionam as tempestades de areia aqui no Brasil?

Os locais registrados com as tempestades de areia no Brasil possuem características de realizarem queimadas da vegetação e poucas ocorrências de chuvas. O que faz com que o clima fique cada vez mais seco, facilitando para o acontecimento deste fenômeno.

Confira abaixo o fenômeno registrado no interior do estado de São Paulo:

Gostou de conhecer mais sobre a tempestade de areia? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado