Como ocorre a produção do mel? Veja o passo a passo!

Confira como as abelhas conseguem transformar o néctar em mel!

O mel é um alimento doce e viscoso produzido pelas abelhas operárias a partir do néctar recolhido da polinização de flores.

Entretanto, até o produto final, a abelha trabalha bastante, necessitando de uma força tarefa de pelo menos 12 abelhas para produzir apenas uma colher de sopa de mel. Por essa razão as abelhas inclusive têm um sistema de comunicação sofisticado para possibilitar esse trabalho, conforme apresentamos aqui: As abelhas conseguem falar? Entenda como elas se comunicam entre si!

Se você quer entender como as abelhas produzem mel e qual o papel desse alimento para a colmeia, continue essa leitura.

Tudo começa com o néctar

O néctar das flores é um produto líquido e um pouco açucarado produzido pelas flores. Esse néctar fica localizado em seus interiores e tem como função principal a atração de insetos polinizadores.

Esses insetos polinizadores são os responsáveis por involuntariamente captar o pólen das flores, que é a sua forma de germinação, e em seguida, quando voarem para outros locais, promover o nascimento de outras flores.

Dessa forma, a abelha suga o néctar que é composto quase totalmente por água (80%) e açúcar em formato de sacarose, glicose e frutose.

LEIA MAIS:

Armazenamento e transporte

Após sugar o néctar das flores, as abelhas têm a capacidade de armazenar o produto em um local diferente no estômago, chamado de proventrículo.

Assim, é nesse proventrículo que se inicia o processo de quebra da sacarose em glicose e frutose através da enzina invertase. Além disso, promove-se o aumento da acidez do néctar para ajudar na eliminação de bactérias.

Entretanto, as abelhas utilizam boa parte do néctar como fonte de energia para voar de volta para a colmeia, visto que elas podem percorrer até 5km de distância de sua casa.

Produção do mel

Ao chegar à colmeia, as operárias regurgitam o néctar armazenado no estômago dentro do favo. Após isso, outras abelhas operárias que estão na colmeia vão sugando e regurgitando boca a boca o néctar até reduzir a quantidade de água do produto.

Dessa forma, o intuito é que o néctar reduza de 80% para 18% de água, pois isso protege contra o surgimento de mofo e outras bactérias.

Só assim o néctar se transforma em mel, ou seja, o mel é o resultado da concentração do néctar das flores feito pelas abelhas.

Para que serve a produção de mel?

Todo esse processo trabalhoso para produção do mel é feito para que a colônia tenha alimento suficiente para alimentar todas as larvas durante o inverno, além de também utilizar como um energético para as operárias produzirem ainda mais mel!

Gostou desse conteúdo? Você encontra outros conteúdos interessantes sobre este e outros temas no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado