Banho de água fria? Sim! Veja três benefícios incríveis do banho gelado!

Você conhece os benefícios da terapia com água fria? Confira aqui tudo o que a ciência diz sobre o assunto!

Embora essa prática não seja tão comentada, imergir o corpo em água fria pode trazer muitos benefícios para a saúde. De fato, determinados grupos nas redes sociais, em especial os de influenciadores digitais que falam sobre saúde, atletas e treinadores, mencionam e confirmam que imergir em água gelada é realmente benéfico aos seres humanos.

Você pode estar se perguntando “Qual é a ciência que gira em torno da terapia com água fria?” ou “Quais são os benefícios dessa terapia?”. No entanto, felizmente, você não precisa mais ter essas dúvidas. Afinal, neste texto, explicaremos melhor como funciona a terapia com água fria e todas as vantagens que essa prática traz.

O que é a terapia com água fria?

Em suma, a terapia da água fria é a prática de usar água em torno de 15 °C para tratar algumas doenças ou estimular a saúde e o bem-estar. Essa terapia também é conhecida como “hidroterapia com água fria”.

Essa é uma prática milenar utilizada por diversos povos ao longo da história da humanidade. Entretanto, atualmente, existem adaptações modernas, que incluem banhos de gelo, duchas geladas diárias, mergulhos ao ar livre e até mesmo alguns tipos de sessões de terapia de imersão em água fria. Ou seja, essa é uma prática amplamente utilizada. Mas quais são os seus benefícios para o corpo humano?

LEIA MAIS: Má higiene bucal pode causar demência e cardiopatias – você a faz corretamente?

Quais são os benefícios desse tipo de terapia?

Inicialmente, é fundamental esclarecer que os defensores da terapia com água fria acreditam que ela pode atuar na melhora da circulação sanguínea, tornando o sono mais profundo, aumentando a energia corporal e reduzindo inflamações.

No entanto, mesmo que evidências concedam destaque e crédito a esses benefícios, ainda existem poucas pesquisas sobre esse tipo de terapia que efetivamente embasam essas alegações.

Porém, embora sem comprovação científica, a terapia com água fria de fato possui diversos benefícios que já foram testados pela ciência e pelos pesquisadores que trabalham com o desempenho do corpo humano.

Redução da dor muscular

Alguns estudos feitos na área indicam que atletas que utilizam desse tipo de terapia por curtos períodos depois das atividades possuem menos dores musculares. Nesse sentido, em outra pesquisa, feita no ano de 2011, descobriu-se que ciclistas que completaram suas sessões de treinamento intenso diminuíram demasiadamente as dores musculares após passarem por um período de 10 minutos de imersão na água fria.

LEIA MAIS: 7 Erros que você comete na hora de tomar banho e prejudicam a sua saúde!

Alívio dos sintomas de depressão

É importante ressaltar que a água fria não é capaz de curar qualquer condição de saúde mental. Dito isso, alguns estudos de caso sugerem que a prática de natação em águas frias pode aliviar significativamente os sintomas de depressão e ansiedade em algumas pessoas.

Um deles envolve uma mulher que sofria com quadro depressivo e, após inserir-se em um curso de natação semanal, com o passar do tempo, teve os sintomas depressivos reduzidos de forma drástica, fazendo com que ela deixasse de usar remédios antidepressivos. Porém, como mencionado, trata-se somente de um estudo de caso.

Aceleração da taxa metabólica

Conforme estudiosos da área da saúde, os efeitos de expor o corpo a baixas temperaturas podem fazer com uma pessoa queime calorias muito mais rápido. Ainda que essa informação não possua base científica, sendo necessárias pesquisas para efetivamente comprová-la, a terapia com água fria pode acelerar a taxa metabólica.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado