Quanto tempo o vírus da Covid sobrevive em cada alimento e superfície?

Ainda são necessários mais estudos sobre o tema para aprofundar os conhecimentos. Confira o que já se sabe.

No início da pandemia, muito se ouviu sobre a higienização dos produtos de supermercado. Hoje, embora a frequência de limpeza e a preocupação com o coronavírus diminuíram, estudos apontam que o cuidado inicial não era desnecessário. Na verdade, é importante se lembrar de que há outras doenças causadas por outros micro-organismos. Portanto, leia esse artigo na íntegra para saber mais sobre as últimas descobertas a respeito da covid-19.

A covid-19 pode sobreviver por semanas em determinadas superfícies

Em uma pesquisa que a Food Standards Agency (FSA), no Reino Unido, desenvolveu, cientistas adicionaram o vírus em algumas embalagens, como latas, além de alimentos como vegetais.

Nesse sentido, a metodologia do estudo foi desenvolvida em diferentes etapas. No primeiro momento, estudiosos calcularam o quanto de vírus estava presente em gotículas de saliva. Após isso, essa quantidade foi adicionada aos produtos para posterior análise. Ainda, os produtos foram dispostos em diferentes temperaturas e níveis de umidade.

Assim, o estudo concluiu que, mesmo em baixas quantidades, o vírus se mostrava presente nas embalagens. Ao final, foi possível identificar que a covid-19 permaneceu em 5 produtos por diferentes períodos:

  • Brócolis: até 5 dias;
  • Queijo: vários dias a uma semana;
  • Carne congelada: vários dias a uma semana;
  • Superfícies de plástico, como garrafas: de 3 dias a uma semana;
  • Pimentas frescas refrigeradas: até uma semana.

Nas primeiras 24 horas, houve uma queda significativa do vírus em todos os produtos. Com isso, os pesquisadores afirmam não haver exigências de higienização pesada. Porém, eles reafirmam a necessidade de lavar bem produtos frescos e, após o manuseio, lavar as mãos corretamente.

Dessa maneira, é possível evitar transmissões por meio de alimentos contaminados, no contato das mãos sujas com as mucosas dos olhos, da boca e do nariz, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado