Coração partido pode matar? Entenda!

Você já ouviu falar na Síndrome do Coração Partido? Não? Confere aqui que nós te explicamos o que é!

Coração partido pode matar? Confira a seguir!

Durante o percurso da nossa existência, pensando em uma esfera mais interpessoal, passamos a traçar algumas metas e estabelecer os objetivos que queremos alcançar durante toda essa trajetória que vivemos.

Nessas metas, encontram-se os objetivos financeiros, profissionais, pessoais em uma escala mais psicológica e as relações amorosas que constituímos durante essa trajetória.

No que tange às relações amorosas, essas podem ser tanto relações com amigos quanto com parceiros românticos, visto que o amor transcende alguns rótulos que a sociedade insiste em impor.

No entanto, quando nossa meta amorosa se desfaz no momento em que menos esperamos, a vida nos atinge de uma maneira que dói, que coloca as pessoas num patamar de tristeza, num lugar simbólico. Lugar no qual o mundo todo deixa de fazer sentido e as outras metas passam a ser coadjuvantes dessa vida.

Então, caso você já tenha passado por isso, possivelmente deve ter passado pela Síndrome do Coração Partido, uma cardiomiopatia que é induzida pelo excesso de estresse, ou chamada também de cardiomiopatia takotsubo.

O que é a Síndrome do Coração Partido?

Takotsubo é uma armadilha de polvo e é usada como analogia para a Síndrome do Coração Partido. De modo geral, essa síndrome é mais fortemente difundida nas mulheres, visto que elas possuem mais chances de experimentar essa problemática conforme apontam algumas pesquisas.

De fato, mais de 90% dos casos que foram notificados dessa síndrome estão ligados a mulheres que possuem idade entre 58 e 75 anos. No entanto, é fundamental deixar claro que qualquer perda dramática pode acarretar essa síndrome, independente da esfera de relação.

Portanto, pode ser a morte de um ente querido, um divórcio, uma separação de namoro, uma traição, uma rejeição ou até mesmo uma quebra de amizade de anos.

Desse modo, todos esses fatores contribuem fortemente para essa síndrome, tanto para os homens quanto para as mulheres, visto que seu coração de fato pode ser partido.

Além disso, alguns estudos também indicam que quando um ente querido morre, suas chances de morrer aumentam significativamente também devido a essa sensação de desamparo.

LEIA MAIS:

Quais são os sintomas da Síndrome do Coração Partido?

De acordo com os estudos que abordam essa temática, a Síndrome do Coração Partido é responsável por aumentar temporariamente o tamanho do seu coração e, consequentemente, atrapalhar o modo como ele bombeia o sangue. Inclusive, devido a algumas semelhanças, a Síndrome do Coração Partida pode ser, às vezes, diagnosticada como um ataque cardíaco de forma errônea.

De fato, os sintomas e os testes desses dois problemas são bem semelhantes, todavia, nenhuma artéria é bloqueada durante a Síndrome do coração partido, ao contrário do ataque cardíaco.

As pessoas que geralmente possuem essa síndrome tendem a sentir dores no peito e falta de ar. Nesse sentido, essa movimentação pode acabar acarretando graves insuficiências musculares cardíacas quando falamos no curto prazo. Porém, é importante deixar claro que isso facilmente pode ser tratado.

Como tratar a síndrome?

Inicialmente, é fundamental enfatizar que a maioria dos casos dessa síndrome acabam com um final plenamente feliz. Em vista disso, geralmente, os sujeitos que são diagnosticados com essa síndrome deverão fazer uma recuperação completa dentro de algumas semanas ou até meses após o episódio que desencadeou essa síndrome.

Desse modo, os médicos farão o tratamento com diuréticos e medicações que devem melhorar as contrações musculares cardíacas. Além disso, é importante também fazer um acompanhamento psicológico, visto que é preciso entender um pouco o modo de viver na ausência de pessoas que já foram importantes para nós. Seja tanto na esfera amorosa quanto nas relações com amigos e entes queridos.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das formas de amenizar um pouco essa problemática.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado