Decorando o quarto: 5 cores que podem afetar negativamente o seu sono!

Algumas cores podem interferir na qualidade do sono, descubra quais são elas.

De acordo com especialistas, o ambiente ideal para uma boa noite de sono é silencioso, ventilado e escuro. No entanto, a paleta de cores do quarto também pode interferir na qualidade do repouso. Na hora da decoração, pode ser tentador escolher a sua cor favorita. Mas antes de tomar uma decisão, confira as cores que devem ser evitadas no quarto se você quiser ter uma boa noite de sono.

Cromoterapia: a ciência das cores

A cromoterapia é uma técnica que utiliza cores de forma terapêutica. De acordo com ela, as cores têm efeitos emocionais nas pessoas, permitindo criar um estado que facilita o bem-estar e restabelece desequilíbrios. O uso dela em um ambiente como o quarto auxilia pessoas que sofrem com algum distúrbio do sono, como a insônia.

LEIA MAIS:

Tons que devem ser evitados na hora de decorar o quarto

Magenta

Magenta e outros tons vívidos de roxo não são uma boa opção para o quarto. As tonalidades roxas brilhantes têm sub-tons avermelhados, que aumentam os níveis de energia e mantém as pessoas alertas. Por outro lado, as tonalidades roxas mais suaves podem aumentar a sonolência. Se você quiser pintar o seu quarto de roxo, escolha tons mais neutros, como o lilás.

Preto

Embora o recomendado seja um ambiente completamente escuro na hora de dormir, pintar as paredes de preto não é a melhor solução. Paredes pretas nos quartos podem dar um ar depressivo ao ambiente e estimular sentimentos de tristeza. Se você gosta muito da cor, cortinas pretas podem acrescentar um toque sofisticado em contraste com uma cor neutra mais clara na parede.

Cinza escuro

O cinza escuro dá uma sensação semelhante à de um dia chuvoso ou nublado. Mesmo que seja uma boa cor de composição, por exemplo, na moldura da porta, pintar as paredes inteiras com essa tonalidade e adicionar roupa de cama cinzenta cria uma atmosfera sombria.

Vermelho

É uma cor revigorante, capaz de aumentar o ritmo cardíaco e a atividade cerebral, algo que não se quer quando se tenta relaxar e adormecer. Se você adora essa cor, é melhor optar por tons pastéis que estão mais próximos do rosa. Outra opção é combiná-la com paredes brancas calmantes, para minimizar a distração e o estímulo.

Marrom

O marrom é outra cor sombria e que passa a sensação de isolamento, especialmente em tons mais escuros. Essa cor aumenta a inquietação, o que é ótimo para quem não quer dormir. Os tons de bronze e bege são boas opções de marrom, enquanto o marrom tradicional definitivamente é melhor apenas como uma cor de composição.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado