Sofre com crises de enxaqueca? Hábitos alimentares podem ser a causa!
Estudos científicos sugerem que a má alimentação pode ser a causa de enxaquecas.
Dores de cabeça, principalmente quando são intensas e constantes, podem arruinar o dia. Porém, as crises de enxaqueca são ainda piores, pois podem ser terrivelmente dolorosas, nauseantes e completamente debilitantes. Diversos fatores podem aumentar a susceptibilidade de se ter enxaquecas, e a alimentação é um deles.
Os hábitos alimentares influenciam profundamente a saúde e o bom funcionamento do organismo. Segundo um estudo científico recentemente publicado, garantir que o seu corpo está ingerindo a quantidade diária recomendada de nutrientes é uma das formas de evitar crises de enxaqueca. Confira mais detalhes abaixo.
Escassez de nutrientes × intensidade da enxaqueca
O estudo publicado na Nutritional Neuroscience estimou que 1.838 dos 8.953 participantes, de 1999 a 2004, do National Health and Nutrition Examination Survey, uma pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos EUA, sofriam com crises de enxaqueca. Assim, ao investigar os possíveis motivos, os pesquisadores encontraram relação entre a escassez da ingestão de nutrientes e o número de crises de enxaqueca.
As dietas das pessoas que possuíam dores de cabeça intensas e enxaquecas tinham tendência a ter menos vitaminas e nutrientes, como fibra alimentar, riboflavina, selênio, potássio, magnésio e as vitaminas A, B6, B12, C e K. Em contrapartida, eles estavam bebendo mais café e consumindo mais teobromina — substância encontrada no chocolate.
LEIA MAIS:
- 8 truques para aliviar dor de cabeça sem precisar tomar remédio! Confira!
- Sofre de Refluxo? Veja os alimentos para melhorar os seus sintomas!
Gatilhos para crises de enxaqueca
Hábitos alimentares desempenham um papel relevante para o desencadeamento das crises, e os motivos podem ser variados, como baixos níveis de açúcar no sangue, intervalos longos entre as refeições ou dietas altamente restritivas, principalmente o corte de carboidratos. A desnutrição prolongada reduz a disponibilidade de nutrientes como vitamina B e magnésio, contribuindo para o aumento da frequência das dores.
Cuidados com a alimentação
Quando o fator que desencadeia a crise de enxaqueca está relacionado a hábitos alimentares, é importante buscar ajuda profissional de um médico ou nutricionista apto a formular uma dieta balanceada capaz de reduzir os riscos de enxaquecas, além de que pode ser necessário ingerir suplementos para diminuir a frequência das crises.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!