Má higiene bucal pode causar demência e cardiopatias – você a faz corretamente?
Os especialistas orientam atenção diária à saúde dos dentes
Você, em algum momento, já dormiu sem escovar os dentes por estar cansado demais? Provavelmente pensou que isso não afetaria negativamente sua saúde bucal. Porém, deixar de escovar os dentes pode ocasionar grandes problemas.
A escovação dental é uma rotina indispensável para manter a saúde da boca. É por meio dela que é possível remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, prevenindo a cárie dental e a doença periodontal, além de ajudar a prevenir o mau hálito e manter os dentes brancos e limpos.
Especialistas recomendam a escovação pelo menos 2 vezes ao dia. Isso, porque a nossa boca é a porta de entrada para muitos problemas, sem contar a possível dor de dente. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
Os problemas da cavidade oral podem desencadear diversos outros problemas de saúde
Confira uma lista de problemas de saúde relacionados à má higienização dos dentes.
- A escovação evita o acúmulo de placas bacterianas que, em grande quantidade, ficam visíveis aos olhos.
- Cáries: sem a remoção correta das placas, as bactérias contidas nelas acabam atacando o esmalte do dente e produzindo as cáries, que podem se tornar infecções dentárias.
- Gengivite: essa complicação também é causada pelas bactérias presentes nas placas. Elas acabam inflamando as gengivas, que ficam inchadas e sangram durante a escovação.
- Periodontite: derivada da gengivite, é uma infecção óssea grave que afeta os ossos que sustentam os dentes; pode ocasionar perda das peças dentárias.
- Possível ligação com demência: algumas pesquisas associam o estado de demência com as cáries dentárias em grande quantidade. De acordo com o estudo, as inflamações da região da boca aumentam as chances de o cérebro desenvolver demência. Porém, esse estudo ainda precisa de mais evidências científicas.
- Doença cardíaca: um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology concluiu que os participantes que fazem escovação ao menos três vezes por dia tinham menor probabilidade de ter insuficiência cardíaca.
LEIA MAIS: Fique atento! Veja quatro sinais que podem indicar câncer de pele!
Diante disso, siga os seguintes passos para manter sua saúde oral em dia:
- escove os dentes duas vezes ao dia ou mais, caso sinta necessidade;
- use um creme dental que contenha flúor, pois ele ajuda no combate às bactérias;
- o tempo de escovação deve ser no mínimo de dois minutos;
- use o fio dental para remover as sujeiras que a escova não consegue alcançar (evite palitos de dente, pois eles machucam a gengiva);
- visite o dentista, no mínimo, uma vez a cada seis meses.
Gostou deste conteúdo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!