Desconecte-se para se reconectar: Estudo aponta efeitos de reduzir uso de redes sociais em 15 minutos por dia

Segundo uma pesquisa, há vários benefícios para sua saúde que são proporcionados por 15 minutos a menos nas redes sociais.

Com a chegada da era digital, as redes sociais se tornaram uma parte integrante das nossas vidas. No entanto, o uso excessivo dessas plataformas pode ter impactos negativos sobre a nossa saúde física e mental.

Portanto, se você é uma pessoa que passa muito tempo rolando o feed de notícias, vale ressaltar que reduzir 15 minutos diários do uso das redes sociais pode trazer benefícios significativos para a sua saúde.

Segundo estudo, pequenas mudanças trazem grandes benefícios para a saúde

Um estudo publicado no Journal of Technology in Behavior Science examinou por 3 meses os efeitos que a redução de 15 minutos do uso diário das redes sociais tem sobre a saúde física e o funcionamento psicológico das pessoas.

LEIA MAIS: Qual a diferença entre introvertido e extrovertido? Veja os pontos principais!

A pesquisa contou com 50 participantes, entre 20 e 25 anos, que responderam mensalmente a perguntas sobre a sua saúde e sua função psicológica e também forneceram relatórios semanais sobre a sua utilização das redes sociais.

Os resultados mostraram que o grupo que reduziu o uso das redes teve uma melhoria média de 15% na função imune, incluindo menos constipações, gripes e verrugas; uma melhoria de 50% na qualidade do sono; e 30% menos sintomas depressivos.

Ainda que estudos prévios tenham notado uma conexão entre o uso limitado de mídias sociais e melhorias no bem-estar mental, esse novo relatório é relevante porque apresenta uma relação experimentalmente controlada, sugerindo uma relação causal entre diminuição do uso de mídias sociais e aprimoramentos na saúde física.

Uso das redes sociais × bem-estar psicológico

A relação entre o uso das redes sociais e o bem-estar psicológico tem sido um tema de interesse nos últimos anos. Embora as redes ofereçam muitos benefícios, cada vez mais estudos demonstram que o uso excessivo delas pode levar a impactos negativos na nossa saúde mental.

LEIA TAMBÉM: 5 coisas que você NUNCA deve fazer com seu dinheiro

Investigações indicam que pessoas que passam mais tempo em redes sociais relatam níveis mais altos de ansiedade, depressão e solidão do que aquelas que dedicam menos tempo a essas plataformas. Além disso, um estudo adicional correlacionou o uso frequente de redes sociais à diminuição da satisfação com a vida e ao aumento de sentimentos de isolamento social.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.