5 truques que as lojas usam para te fazer gastar mais e vocĂȘ geralmente cai neles
Quantas vezes vocĂȘ jĂĄ entrou em uma loja apenas para dar uma olhada e saiu com sacolas de compras nas mĂŁos? Acredite, existem estratĂ©gias de vendas e marketing por trĂĄs disso.
Confira os truques que as lojas usam para te fazer gastar mais e fuja dessa armadilha.
TĂĄticas que as suas lojas favoritas utilizam para te incentivar a comprar mais:
PromoçÔes irresistĂveis
Quem nĂŁo gosta de uma boa oferta? As lojas sabem disso e, por isso, lotam a sua caixa de entrada com promoçÔes e descontos tentadores para atrair sua atenção. Ou exibem descontos incrĂveis na vitrine, levando vocĂȘ a entrar na loja para conferir pessoalmente.
No entanto, fique de olho nos preços, muitas vezes essas promoçÔes podem ser enganosas, fazendo vocĂȘ acreditar que estĂĄ economizando quando, na verdade, estĂĄ gastando mais.
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Marketing sensorial
Usar aromas agradĂĄveis ou cores chamativas que logo captam a sua atenção, esse Ă© o poder do marketing sensorial, capaz de mexer com as suas emoçÔes e despertar o desejo de consumo instantaneamente – como despertar o seu apetite ou levar mais um item.
Organização estratégica
Os produtos mais lucrativos e queridinhos dos consumidores são colocados em locais de destaque ou na altura dos olhos. Além disso, existe toda uma estratégia na hora de organizar as prateleiras para direcionar o seu olhar e incentivar comprinhas extras.
Frete grĂĄtis
Quantas vezes vocĂȘ decidiu comprar algum produto ao ver que ele tinha frete grĂĄtis? A sensação de obter algo “de graça” ou com custo reduzido cria uma sensação positiva de que vocĂȘ fez um Ăłtimo negĂłcio, aumentando a vontade de gastar.
Portanto, muitas lojas utilizam essa estratĂ©gia para chamar a atenção dos consumidores e vender ainda mais. AlĂ©m disso, geralmente definem um valor mĂnimo – o que estimula os compradores a adicionar mais itens no carrinho para aproveitar a oferta.
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NĂșmero 9 nos preços dos produtos
Essa tĂĄtica Ă© conhecida como “preço psicolĂłgico” e Ă© muito utilizada pelos lojistas do mercado na hora de precificar os produtos. Entretanto, o principal motivo Ă© que colocar o nĂșmero 9 no final do preço faz o valor parecer menor – nosso cĂ©rebro tende a focar no primeiro nĂșmero.
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