Sete exames que todo adulto deveria fazer após uma certa idade – Confira!
Com o avançar da idade, precisamos ir mais ao médico e fazer determinados exames; confira quais
Não é novidade para ninguém que para se ter uma vida saudável, longa e feliz, é preciso manter uma boa forma e o bem-estar mental. Para auxiliar nessa tarefa, especialmente quando entramos na fase da velhice, alguns exames visam ajudar e garantir a saúde, com base em recomendações feitas pela Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (United States Preventive Services Task Force).
No entanto, exatamente quais testes cada pessoa precisa fazer depende de uma variedade de fatores, como idade, peso, sexo, histórico familiar e fatores de risco, bem como das recomendações do médico. Ainda assim, alguns exames e testes são mais genéricos e recomendados para qualquer pessoa idosa que queira acompanhar seu quadro de saúde.
Confira sete exames que todo idoso precisa fazer
Exame auditivo
Uma pessoa que possui perda auditiva tem chances maiores de desenvolver demência, em comparação àquelas que possuem a mesma idade, mas audição saudável; isso acontece porque diminui, também, a experiência cognitiva. Nesse sentido, o exame auditivo pode ser esclarecedor em muitos aspectos, mostrando-se fundamental para diagnosticar possíveis doenças e a propensão a tê-las. Então, um dos testes de rotina que todo adulto mais velho precisa fazer com alguma frequência é o de saúde auditiva.
De saúde ocular
A saúde dos olhos pode diminuir paulatinamente à medida que as pessoas vão envelhecendo e tendo mais contato com as telas dos aparelhos eletrônicos, por exemplo. Nesse sentido, a visão deficiente pode afetar diretamente a capacidade de dirigir, de se locomover e de realizar determinadas tarefas.
Por isso, uma das inspeções que deve ser feita frequentemente por adultos mais velhos é o exame para saber como anda a saúde ocular. O recomendando é frequentar um oftalmologista uma vez a cada seis meses.
Exame de pele
Verificar a pele com frequência em adultos mais velhos também é importantíssimo. De fato, a American Cancer Society recomenda que sempre seja feito o rastreamento de câncer de pele; ou seja, certificar-se de que a pele não tem pintas incomuns nem que está sofrendo alguma alteração em razão da incidência solar.
Se sua família possui histórico de câncer de pele, esse é um outro motivo para consultar com mais frequência um dermatologista.
LEIA MAIS: 4 Dicas para você nunca mais se esquecer de beber água – Confira!
Exame odontológico
É sabido que doença gengival aumenta significativamente os riscos de se ter um ataque cardíaco. Nesse sentido, visitar o dentista com frequência é importante para manter a saúde da boca em geral. Os dentes, gengivas, boca e garganta precisam ser verificados pelo menos duas vezes ao ano.
Diabetes
Após completar 65 anos, é fundamental fazer o teste de diabetes. Conforme a Associação Americana de Diabetes, nessa idade, dependendo do estilo de vida, as chances de ter essa doença são grandes.
Câncer de próstata
Essa é uma doença muito comum entre os homens, especialmente aqueles que se encontram com idade acima de 65 anos. Nesse sentido, a verificação da próstata é um dos exames que todos os homens precisam fazer para garantir a plena saúde. Quanto mais cedo esse mal for descoberto, maiores são as chances de se combatê-lo.
LEIA MAIS: 5 Comidas que fazem muito mal para o coração e o que comer no lugar delas!
Densidade óssea
Com o transcorrer do tempo, quando envelhecemos, os ossos podem se tornar mais finos e mais suscetíveis a fraturas. Desse modo, todas as mulheres com mais de 64 anos devem fazer exames de varredura de densidade óssea pelo menos uma vez ao ano. Já para os homens, recomenda-se que esse exame seja feito pelo menos uma vez ao ano a partir dos 70 anos de idade.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!