4 sinais de um fígado gorduroso que você não deve ignorar
Está com estes sintomas? Como pressão abdominal, perda de apetite, cansaço? Então, confira a seguir...
O fígado gorduroso é uma condição que muitas vezes não recebe a devida atenção. Hoje você vai conhecer os sinais que indicam problemas hepáticos e descobrir como identificá-los precocemente.
4 sinais de um fígado gorduroso
Sensação de pressão na região abdominal superior
Problemas no fígado podem causar uma sensação de pressão na parte superior do abdômen. Embora o fígado gorduroso seja difícil de detectar nos estágios iniciais, o inchaço do órgão pode gerar um grande desconforto nessa região.
LEIA MAIS: 4 estágios da vida adulta pelos quais todos passam – Veja em qual você está!
Perda de apetite e mudanças no peso corporal
Uma alimentação desequilibrada, rica em doces, alimentos processados e carboidratos, associada à falta de exercícios físicos, pode resultar no acúmulo de gordura no fígado. A perda de apetite e as alterações no peso podem ser sintomas de fígado gorduroso.
Cansaço e exaustão
Embora a fadiga seja bastante comum em diversas condições de saúde, ela é um dos sintomas mais frequentes do fígado gorduroso. Distúrbios do sono, falta de motivação e dificuldades de concentração também podem estar relacionados. É fundamental realizar exames para confirmar a associação com o fígado.
LEIA MAIS: Como fazer perfumes com óleos essenciais? Veja 3 receitas caseiras!
Sinais intestinais
O estômago e os intestinos podem apresentar sinais iniciais quando o fígado está comprometido. Sensação de pressão, sensação de plenitude, flatulência e dores no estômago são sintomas típicos que podem indicar a presença de fígado gorduroso.
A biópsia hepática é considerada o único teste 100% seguro para diagnosticar o problema e não apenas a presença de esteatose, mas também a extensão da esteatose. Há outros métodos, como a elastografia, que podem apresentar resultados diferentes.
Quando o fígado desenvolve cirrose, a esteatose diminui ou até desaparece, razão pela qual a cirrose inexplicável em pacientes com obesidade, diabetes ou síndrome metabólica pode ser causada pela gordura (esteatose) presente no fígado antes do diagnóstico de cirrose.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.