Fim do mistério! Ciência revela a raça de cachorro mais inteligente do mundo
Estudo avaliou diversas capacidades cognitivas para determinar a raça canina campeã.
Pesquisadores da Universidade de Helsinki desenvolveram um estudo para descobrir em quais áreas cognitivas as diferentes raças de cães se destacavam. Mais de 1.000 cachorros de 13 raças diferentes foram recrutados nesse estudo para cumprir 10 tarefas (7 cognitivas e 3 comportamentais). Qual raça você acredita que se saiu melhor nos testes? Continue lendo e confira qual a raça mais inteligente do mundo.
Teste SmartDOG
Para determinar a raça mais inteligente, os cientistas aplicaram uma bateria de testes denominada SmartDOG, em que testaram a aptidão cognitiva das diferentes raças em resolução de problemas, memória, controle de impulso, atividade e habilidade de compreender gestos humanos. O objetivo era encontrar a raça que apresentava a melhor performance em todos os aspectos cognitivos testados.
O ranking das raças caninas mais inteligentes do mundo
O Pastor Belga Malinois obteve o melhor desempenho nos testes de compreensão de gestos humanos e desvio em V (obstáculo), e foi a quinta raça mais independente. O ótimo desempenho nessas categorias deu ao Malinois o primeiro lugar no ranking, com 35 pontos de um máximo de 39 na bateria de testes.
Se você não é familiarizado com a raça, os cães Malinois são uma escolha popular para o trabalho de cães de guarda. Parece que a sua afinidade natural para farejar o crime e identificar alvos para buscas pode estar ligada à sua excepcional capacidade de resolução de problemas.
O Border Collie fez jus à sua reputação e ficou em segundo lugar no ranking, com 26 pontos. Os cães dessa raça tiveram um desempenho uniforme em quase todos os testes, ou seja, não tiveram pontuações muito altas ou muito baixas.
Na terceira posição, com apenas um ponto a menos que o Border Collie, está o Hovawart, que significa “guarda de fazenda ou terreno”. Essa raça de cão é oriunda da Alemanha.
Outras duas raças muito populares, o Golden Retriever e o Labrador, conhecidos por sua capacidade de desempenhar funções como suporte emocional, tiveram uma pontuação elevada no teste de reconhecimento de gestos humanos, mas uma atuação fraca nos testes de desvio e independência, ficando em 13º e 9º lugar, respectivamente.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.