7 sinais precoces que indicam que você tem diabetes e não sabe!

Identificar a doença precocemente pode facilitar o tratamento

Quando o corpo não produz quantidades suficientes de insulina, os níveis de açúcar ficam elevados no sangue. Isso pode representar uma consequência da diabetes. Ela deve ser tratada logo no início, pois os níveis descontrolados de açúcar afetam os órgãos de forma crítica. Por isso, apresentamos alguns sinais precoces de diabetes que você deve observar. No entanto, é importante lembrar que a diabetes pode se apresentar de diferentes maneiras no corpo, portanto, é sempre válido consultar um médico.

Esse são alguns dos sintomas iniciais que podem indicar açúcar elevado no sangue

Urina frequente

Se você percebeu que passou a urinar com muito mais frequência – e de uma hora para outra –, isso pode ser um dos sintomas da diabetes. Com altas doses de glicose, os rins tentam estabelecer o equilíbrio, retirando o excesso de açúcar do corpo. Isso ocorre principalmente durante a noite.

Perda de peso não intencional

A principal fonte de energia do corpo é a glicose. A absorção dela acontece quando ingerimos alimentos durante o processo de digestão. Com a diabetes, existe resistência à insulina, o que impede a entrada da glicose no músculo e que ela seja armazenada. Com isso, você continuará sentindo fome e perdendo peso. Isso, porque o corpo acaba tendo que pegar energia dos músculos e da quebra de gordura.

Cansaço constante

Levantar frequentemente para ir ao banheiro durante a noite pode gerar um distúrbio do sono. Além disso, a dificuldade de absorver glicose desencadeia no corpo a sensação de fadiga ou cansaço. Ela pode ser ainda maior, dependendo da intensidade das atividades diárias.

LEIA MAIS:

Visão turva

Um dos órgãos que sofre alterações com os altos níveis de glicose são os olhos. Os vasos sanguíneos acabam sendo danificados, deixando a visão embaçada; outro motivo é o inchaço da lente do olho. No entanto, com o início do tratamento, esses sintomas são reduzidos, porém, se ficar sem tratamento, pode ser que a pessoa sofra com cegueira completa.

Dificuldade de cicatrização

O excesso de glicose danifica os vasos sanguíneos, o que afeta a circulação. Isso impacta diretamente no processo de cicatrização, especialmente na parte inferior das pernas e pés.

Formigamento ou dormência nos pés e mãos

Isso acontece também por conta de problemas na circulação, conhecida como neuropatia diabética.

Descoloração da pele

A resistência à insulina pode gerar respostas do corpo, como a acantose nigricans. Isso são manchas escurecidas, principalmente na região do pescoço, das axilas e dos nós dos dedos.

Além de identificar esses sinais, você deve ir ao médico para confirmar as suspeitas.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado