Palavra do ano: Descubra o que é ‘gaslighting’ e como é usado!

Saiba mais sobre o gaslighting e descubra onde essa prática é mais comum.

Recentemente, o dicionário norte-americano Merriam-Webster realizou uma pesquisa que elegeu “gaslighting” como a palavra do ano de  2022. Isso porque, no site do dicionário, a busca por esse termo teve aumento de 1.740%.

Embora muito se comentou sobre esse termo, muitas pessoas ainda não sabem o que gaslighting significa. Assim, se você faz parte desse grupo, continue a leitura deste artigo!

O que é gaslighting?

Gaslighting, segundo especialistas, é a prática de manipular alguém psicologicamente, por meio de informações distorcidas e falsificadas. É muito comum que, ao se falar sobre gaslighting, as pessoas associem esse termo a abuso emocional ou violência psicológica. Essa é uma tática utilizada por pessoas quando querem ter mais poder, em que, por meio de estratégias, conseguem fazer a vítima duvidar de si mesma, da própria memória e da sua capacidade de percepção.

LEIA MAIS:

Nesse sentido, há frases muito utilizadas nesses contextos, como “Você está ficando louca!” ou “Só pode ser coisa da sua cabeça!”, para fazer com que a vítima acredite que aquilo que ela está falando não é verdade. No entanto, na realidade, quem pratica gaslighting está distorcendo ou inventando informações.

Como identificar pessoas que praticam gaslighting?

Ainda segundo especialistas no assunto, essa prática é mais comum em relações íntimas, como relacionamentos afetivos, familiares ou até mesmo de amizade. Além disso, as principais vítimas, na maioria das vezes, são mulheres, porém pode ser uma prática utilizada por qualquer pessoa cujo objetivo seja desestabilizar a saúde mental de alguém. Em relacionamentos afetivos, por exemplo, pessoas utilizam essa estratégia para ter o controle e o assujeitamento das mulheres.

Ademais, outro fator importante é que geralmente os sinais de gaslighting são bem sutis, e as vítimas costumam encontrar bastante dificuldade para perceber que aquilo realmente está acontecendo. O envolvimento emocional que existe nas relações também dificulta essa percepção, fazendo com que a vítima tenha ainda mais problemas para identificar essa manipulação.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado