H+, H, G, E… O que são essas letras que aparecem no celular? Entenda!

Quer saber o que significam as letras "H+", "H", "G" ou "E" que aparecem no seu smartphone? Continue lendo e confira!

Por acaso você se recorda dos símbolos “H+”, “H”, “G” ou “E”? Caso não se lembre, essas são as letras que costumam aparecer no topo da tela do telefone, ao lado do sinal do chip. Ou seja, esses sinais são utilizados para apontar o tipo de conexão que o seu aparelho possui, bem como a velocidade de conexão com a internet.

Portanto, conhecer esses itens é importantíssimo, visto que afetam a qualidade da sua navegação na internet, seja para download ou upload de algo. Confira a seguir o que são esse símbolos e aprenda mais sobre a sua conectividade!

O que significa a letra “G”, ou GPRS?

Em suma, pode-se dizer que a sigla “G” significa GSM, conhecido como Sistema Global para Comunicações Móveis, e trata-se de uma ampla modalidade de rede móvel responsável pelas realizações de chamadas telefônicas, bem como pelo acesso à internet.

Já GPRS significa “Serviço Geral de Rádio em Pacotes”, e essa sigla é de uma tecnologia que possibilita o envio de informações em pacotes, criado no ano de 2000. No final das contas, a letra “G” (das duas siglas) que aparece no topo da tela do seu smartphone indica que o aparelho está utilizando uma rede móvel e pronta para acessar a internet.

Mas não fique animado, pois a velocidade de internet nestes casos é baixíssima.

LEIA MAIS: Nova tecnologia permite ver pessoas através das paredes usando Wi-Fi; confira!

O que significa a letra “E”, ou EDGE?

Conhecida como Taxas Aperfeiçoadas de Dados para Evolução do GSM, trata-se da geração que sucedeu à tecnologia anterior, o “G” do GPRS. Em suma, pode-se dizer que o EDGE foi criado pela indústria de telecomunicações com a finalidade de atender a demanda crescente no que se refere ao acesso à internet móvel.

A velocidade desse tipo de conexão é superior à da geração anterior. Se o “G” possui a capacidade de conexão de 56 Kbps e 114 Kbps, a tecnologia EDGE permite uma conexão de 400 Kbps e 1 Mbps. Porém, a principal vantagem de utilizar o EDGE é o fato de que este se assemelha muito à tecnologia 3G.

O que significa “H”, ou HSDPA, e “H+”?

A sigla HSDPA, em inglês, significa “Acesso a Pacotes de Download de Alta Velocidade”, e é representada pela letra “H”. Como todas as outras, essa tecnologia também surgiu com a ideia de fornecer uma conexão mais rápida e eficiente. Esse tipo de tecnologia permite que os usuários consigam consumir vídeos em alta velocidade em plataformas como a Netflix e o YouTube.

Com o passar do tempo, surgiu o “H+”, ou HSDPA Plus. Esta se trata de uma tecnologia compreendida como um 3.5G. Surgindo no início do ano de 2010, essa foi a geração de rede mais rápida antes da existência da conexão 4G.

LEIA TAMBÉM: Sim, é possível! Saiba como acessar WiFi sem senha e aproveite!

LTE-A ou 4G

Esta é a conexão intermediária entre o 4G e o 5G que vemos ser implementada atualmente. Além disso, essa tecnologia permite uma conexão de 300 Mbps e 600 Mbps de velocidade. A 4G, nos seus primórdios, permitia uma conexão de até 150 Mbps. De fato, a tecnologia 4G foi a primeira que possibilitou assistir a vídeos em uma resolução de até 4K. Porém, vale ressaltar que essa tecnologia já está sendo substituída pelo 5G. Em média, a velocidade de conexão 5G pode alcançar 1 Gbps, além de ter a latência reduzida significativamente.

Agora que você conhece sobre os tipos de conexão mais comuns, sabe qual conexão será a melhor. É importante destacar que dificilmente existem aparelhos hoje que sejam fabricados com uma tecnologia inferior ao 4G básico.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado