Conheça 8 insetos perigosos para os gatos – Saiba como protegê-los!

Caçadores por instinto, os felinos devem ficar longe destes insetos para evitar problemas 

Quem tem gatinhos em casa sabe o quanto eles ficam desesperados para apanhar insetos quando veem um. Portanto, é muito comum que cacem e, às vezes, os comam. Muitos são inofensivos, mas há insetos que são muito perigosos para gatos e, se você tem felinos em casa, precisa saber quais são.

Há insetos venenosos, tóxicos, que podem causar vômitos ou outros problemas gastrointestinais caso sejam ingeridos. E aqui, vai mais um alerta: às vezes, os pesticidas usados ??para controlá-los chegam a ser até mais prejudiciais ao animal. Logo, o ideal é evitar que haja qualquer tipo de contato.

Porém, gatos são caçadores por excelência e donos da própria vida, por isso, nem sempre conseguimos protegê-los desse tipo de perigo. Então, saiba quais são os insetos perigosos para gatos e como agir em caso de acidentes.

Por que gatos gostam de caçar insetos?

Os felinos são caçadores naturais que gostam de perseguir presas. Porém, têm um gosto especial pelos insetos porque trabalham seu senso agudo de audição e visão, programado para detectar movimentos. Por isso, saem como loucos atrás da mariposa que acaba de entrar pela janela ou aquele mosquitinho zombeteiro.

8 Insetos perigosos para gatos

Aranhas venenosas

A maioria das aranhas, especialmente aquelas pequenas a quais chamamos domésticas, são inofensivas para os gatos. No entanto, qualquer aranha venenosa que prejudique um ser humano pode, também, fazê-lo com o gato. Aliás, o efeito é ainda pior, uma vez o corpo do felino é muito menor. Portanto, bastante atenção, por exemplo, a:

  • viúvas negras
  • aranha marrom
  • aranha hobo

A picada destas aranhas pode causar grandes feridas, vômitos, diarreias, paralisia, tremores musculares, dificuldade de locomoção, doenças graves e até levar à morte.

LEIA MAIS:

Vespas, abelhas e outros insetos com ferrões

Você com certeza já deve ter visto fotos ou notícias sobre ataques de abelhas a cães e gatos. Ainda que, nas fotos, os autores façam piada, esse tipo de acidente não tem a menor graça. Esse tipo de inseto é muito tentador para os felinos, porém, a picada tende a ser muito dolorosa.

Mais ainda, há o risco de reações alérgicas que direcionem à anafilaxia, embora seja incomum. O provável é que o gato lamba o local onde foi picado, porém, isso pode irritar ainda mais a área.

Borboletas, mariposas e lagartas

A sorte dos gatos é que a maioria das mariposas e borboletas não representa nenhum risco para eles, uma vez que os felinos adoram persegui-las. A exceção vai para a Mariposa-Tigre-de-Jardim, com substâncias tóxicas cujas consequências ainda não são totalmente conhecidas nos gatos.

Também, é preciso ter atenção às lagartas porque, caso piquem o bichano, pode doer um bocado. E, mesmo que raramente sejam, de fato, perigosas, lagartas grandes e exóticas podem ser tóxicas.

Agora, lembra que comentamos sobre pesticidas serem, por vezes, mais perigosas do que o próprio inseto? A premissa vale para a naftalina usada no combate à traça. Uma bolinha é suficiente para causar vômito, letargia, fraqueza, problemas respiratórios, tremores e convulsões. Então, prefira usar cedro.

Centopeias

As pequenas centopeias domésticas são geralmente inofensivas para os gatos, porém, ao se sentirem ameaçadas, podem morder a patinha do bichano. Mas, atenção redobrada deve ser dispensada às espécies maiores. A mordedura leva a reações localizadas mais sérias ou problemas mais severos, como febre e fraqueza.

As mais perigosas são as centopeias ruivas gigante e do Texas. Felizmente, são mais raras, especialmente em ambientes domésticos.

Escorpiões

Nem precisamos nos estender muito porque o escorpião é tão letal para o gato quanto para o humano. Além da dor e reação localizada imediata, a picada pode causar vômitos, dificuldade para respirar e levar à morte.

Formigas

Quando a gente olha para a formiga, não imagina que ofereça algum perigo para os gatos. E, normalmente, não oferece mesmo. Mesmo as formigas pretas maiores, que mordem, não causam grandes danos – ainda que doa! Mas, você já levou picadas da formiga-de-fogo, conhecida como formiga-lava-pé? Dói, né? Imagine para o gato!

Além de dolorosa, a picada venenosa provoca reações alérgicas graves que, por vezes, levam à anafilaxia. Mas, de todo modo, evite usar produtos químicos para afastar formigas, pois, mais uma vez, podem causar problemas de saúde para o felino.

Baratas, besouros, grilos e gafanhotos

Estes são insetos que os felinos adoram caçar! Por sorte, espécies com carcaça, como baratas, besouros, grilos e gafanhotos, normalmente não são tóxicos. Por outro lado, a ingestão do exoesqueleto pode causar irritação oral e desconforto gastrointestinal. Além disso, as baratas têm o acréscimo dos parasitas que podem afetar os gatos.

Pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas

Uma turminha que mereceria um capítulo à parte! As pulgas são muito comuns em gatos, mesmo os domésticos sem acesso à rua. O sintoma clássico é a coceira, mas a infestação por pulgas provoca também anemia. Um agravante no caso dos gatos é que, como se lambem durante a limpeza, acabam engolindo o parasita e contraindo verminoses.

Os carrapatos, por sua vez, são mais comuns em gatos ferais, ainda que todo felino esteja exposto. O perigo é o fato de serem vetores de doenças que levam a uma série de problemas secundários. Já os mosquitos transmitem a dirofilariose, doença fatal para os gatos devido à infecção pulmonar.

Por fim, as moscas, aquelas com as quais nos divertimos quando assistimos nossos bichanos tentando apanhá-las! Porém, a graça acaba quando ficamos sabendo os problemas que elas causam! A começar pelas picadas nas orelhas, que geram feridas que atraem mais moscas e dá início àquele ciclo nada saudável!

O perigo reside na infestação por cuterebra, parasita depositado na pele do animal com a picada da mosca botânica. A larva endurece e fica parecida com um pequeno caroço sob a pele do gato, coberto com um buraquinho. Porém, a larva cresce até ficar aparente e causa infecções que só podem ser tratadas por profissional da veterinária.

O que fazer se um inseto picar meu gato?

Diante da menor suspeita de que seu gato foi picado por um inseto, procure ajuda veterinária imediata, mesmo porque nem sempre sabemos qual foi, de fato, o vetor do acidente. Acidentes com aranhas venenosas, por exemplo, são sempre graves, assim como inchaço, vômito e problemas respiratórios perante picada de abelha.

Normalmente, é indicada a administração de difenidramina, um anti-histamínico, quando o bichano é picado por algum inseto com ferrões. Porém, lembre-se de que o medicamento só pode ser prescrito por profissional.

Além de saber quais são os insetos perigosos para gatos, é preciso mantê-los o mais afastados possível do perigo. Se perceber que estes animais são frequentes na sua região, coloque telas nas portas e janelas, além de panos nas soleiras. Procure também dar brinquedos atrativos ao pet para que não se sinta tentado a brincar com um inseto.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado