Itens que você NÃO deve limpar com água sanitária – ou terá problemas!

Sem dúvidas, a água sanitária é muito eficiente no combate a germes e vírus. Mas existem coisas que não devem ser higienizadas com ela. Confira aqui!

Na hora da faxina, quando o assunto é exterminar germes e bactérias, a água sanitária é uma grande aliada. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que, se a água sanitária não for usada da maneira correta, ela pode acabar se tornando uma grande inimiga de algumas tarefas domésticas.

Então, se você está em dúvidas sobre o que pode ou não ser limpo com água sanitária, leia as dicas que daremos a seguir!

5 coisas que jamais devem ser limpas com água sanitária

Aço inoxidável e metal

Podemos concordar que essa conotação é bem ampla. No entanto, é preciso deixar claro que a utilização de água sanitária em materiais metálicos pode causar um grande estrago.

Ocorre que, quando a água sanitária entra em contato com uma superfície metálica, pelo fato de ela conter ingredientes que servem como oxidantes, ela pode acabar corroendo esses materiais metálicos e de aço inoxidável. Por isso, é muito importante que você evite limpar sua geladeira, seu micro-ondas ou qualquer outro objeto metálico da sua casa com água sanitária.

LEIA MAIS: Como se deve limpar as garrafinhas de água? Saiba o jeito correto!

Bancadas de pedra

É muito comum encontrar pessoas que costumam limpar bancadas de pedra com água sanitária. No entanto, isso é um equívoco, pois esse produto pode causar estragos em bancadas desse tipo. Isso porque superfícies de granito ou mármore podem adquirir um aspecto descolorido, esburacado e corroído por conta da água sanitária. Assim, evite ao máximo limpar a sua bancada com esse produto para que ela não tenha um desgaste desnecessário.

Qualquer coisa comestível

Isso pode parecer óbvio, mas não é. Com medo de vírus e bactérias, existem pessoas que realmente lavam alguns legumes e verduras com água sanitária. Inclusive, essa prática cresceu bastante durante o isolamento social da covid-19. No entanto, isso não deve ser feito de qualquer maneira. É preciso diluir bastante o produto para tornar o seu uso mais seguro.

A água sanitária é composta de hipoclorito de sódio, surfactantes e cloro. Essas substâncias são extremamente danosas para seres humanos, ainda mais quando ingeridas.

Superfícies de madeira

Evite lavar superfícies de madeira com água sanitária. Como a madeira é um material poroso, a água sanitária se infiltra em suas fibras, sendo impossível remover essa substância do local depois. Isso causa a descoloração e o enfraquecimento da madeira, ou seja, com o passar do tempo, a superfície que você limpa com água sanitária acabará apodrecendo.

LEIA TAMBÉM: Aprenda de uma vez como tirar o cheiro de água sanitária das mãos!

Celulares

Atualmente, é comum andar com o smartphone no bolso, visto que esses aparelhos passaram a fazer parte integral da vida das pessoas. Nesse sentido, como os celulares são conhecidos por terem inúmeros germes e bactérias, é muito importante higienizá-los com frequência. No entanto, essa higienização jamais deve ser feita usando água sanitária.

A água sanitária pode danificar todo o revestimento protetor na tela, além de se infiltrar por microaberturas e quebrar seu telefone completamente. Portanto, esse produto é um grande perigo para o seu smartphone, e se você preza por ele, deixe-o afastado de higienizações feitas com essa substância.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado