6 itens que você NÃO pode limpar com vinagre de jeito nenhum – Confira!
Produtos caseiros são uma opção muito econômica, porém exigem cuidados
Alguns produtos caseiros são ótimos para a limpeza de algumas superfícies, entre eles o vinagre. Geralmente, as pessoas mais velhas já conhecem os benefícios dele para a limpeza quando misturado com o bicarbonato de sódio. Esse líquido é econômico e ecológico, porém, devido ao seu pH ácido, em alguns casos ele pode, ao invés de ajudar, danificar objetos ou piorar manchas.
Por isso, é importante ressaltar que existem algumas superfícies ou objetos que não devem ser expostos ao vinagre, pois podem ser danificados. Portanto, antes de iniciar a limpeza, confira quais são as superfícies que não devem receber o vinagre.
Confira abaixo alguns exemplos
Utensílios de ferro
O revestimento de panelas e frigideiras, por exemplo, pode acabar se perdendo com o uso do vinagre. Nesse caso, use água quente para retirar os resíduos de alimentos.
Ferro de passar roupas
Esse objeto não suporta a acidez desse líquido. O vinagre acaba corroendo a superfície do ferro, fazendo com que vaze água posteriormente. Para higienizá-lo, coloque água destilada e deixe o vapor sair.
LEIA MAIS:
- Com que frequência é necessário limpar seu colchão? Veja o jeito certo de fazer!
- O poder do sal na limpeza da sua casa; veja como usá-lo nas faxinas!
Aparelhos eletrônicos
O vinagre pode retirar a proteção antirreflexo das telas de eletrônicos como TV, telefones, computadores, tablets, entre outros. Nesses casos, o ideal é usar um pano de microfibra umedecido em água.
Pisos de pedra
Pisos de pedra podem acabar ficando com manchas esbranquiçadas com o uso do vinagre.
Mármore e granito
Essas superfícies também acabam se desgastando com a acidez do vinagre. O melhor é usar água morna e sabão neutro.
Pérolas e joias
Em casos de acessórios, a acidez também pode corroer a camada de proteção deles. Para limpá-los, utilize um pano macio com água e sabão neutro.
Por norma, é muito importante testar a solução de vinagre em uma pequena área antes de usá-lo em uma superfície maior; assim, você pode evitar danos.
Agora que você já sabe em quais superfícies você não deve utilizar o vinagre, pode higienizar tudo tranquilamente e sem a preocupação de danificar algo importante.
Gostou deste conteúdo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!