Lavar o cabelo uma vez por semana faz mal? Qual a frequência certa?
Ou, ainda: será que lavar todos os dias também não é prejudicial? Saiba mais.
Nem sempre temos tempo ou vontade de higienizar os fios enquanto tomamos banho, não é mesmo? Com isso, é comum deixar a lavagem de lado por alguns dias. No entanto, será que existe algum risco em fazer isso?
No dia a dia, as madeixas precisam de cuidados especiais para estarem sempre saudáveis e bonitas. Isso inclui diversos cuidados além da lavagem, como, por exemplo, evitar dormir com os cabelos molhados, seguir rituais de hidratação, não usar condicionador na raiz, entre outros. Entretanto, o que acontece se não lavar o cabelo diariamente? Ou o que acontece se lavá-lo todo dia? Continue lendo para entender.
Qual a frequência correta de se lavar o cabelo?
Quando se trata de lavar o cabelo, não existem regras rígidas e rápidas: tudo depende do que funciona para você. A maioria das pessoas relata lavar os seus fios dia sim, dia não, embora lavar a cada dois dias possa ser perfeitamente bom, ou mesmo benéfico, para diversos tipos de cabelo.
Como não existe uma regra de periodicidade para lavá-lo, isso vai depender do tipo de cabelo, da região onde a pessoa mora e, claro, do bom senso. Quem tem o cabelo oleoso deve lavá-lo todos os dias, já quem tem o cabelo mais seco pode lavá-lo dia sim, dia não.
Assim, lavar o cabelo uma vez por semana pode ser bom para quem tem o couro cabeludo extremamente seco, e lavar diariamente pode ser benéfico e recomendado para quem tem um couro cabeludo que acumula oleosidade com muita facilidade.
LEIA MAIS: Banho de água fria? Sim! Veja três benefícios incríveis do banho gelado!
O que acontece se não lavar o cabelo ou se lavá-lo demais?
Para cabelos muito secos, lavar diariamente os fios causa um ressecamento ainda maior e a quebra deles, e toda essa fragilidade pode fazer com que o organismo produza mais óleo no couro cabeludo, causando um possível efeito rebote.
Já no caso de não lavar os cabelos, além do incômodo de as madeixas ficarem pegajosas e oleosas, principalmente na raiz, outros problemas no couro cabeludo podem ser causados. Entre eles, está o aparecimento de fungos e a dermatite seborreica, a famosa caspa; isso porque o acúmulo de resíduos provoca a obstrução dos poros, interferindo no crescimento saudável dos fios e gerando irritabilidade no couro cabeludo, que resulta em coceira e, às vezes, até em pequenos machucados.
Como dito anteriormente, tudo depende da forma como seu cabelo responde às lavagens. Se você não usa produtos de modelagem no cabelo (spray, espuma, creme de pentear, gel, etc.) e lava ele com uma frequência moderada, os fios podem estar fortes devido à nutrição dos óleos naturais do seu próprio organismo.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Muito bom