Perigo! Metais pesados em chocolates de marcas famosas; entenda!

Confira como consumir chocolates de forma segura

O chocolate é um doce clássico e onipresente na despensa de diversas cozinhas, seja na sobremesa após o almoço ou no lanchinho da tarde. Porém, um relatório recente da Consumer Reports sugere que algumas marcas populares de chocolate possuem altas concentrações de chumbo e cádmio, fora da margem de segurança para consumo. Leia mais e entenda sobre a presença de metais pesados em chocolates.

Metais pesados: riscos à saúde

Um estudo realizado pela Consumer Reports analisou 28 marcas diferentes de chocolate com o objetivo de detectar metais pesados (chumbo e cádmio) em concentrações acima do permitido pela lei americana, tornando-os um risco para a saúde humana. Esses dois metais pesados são perigosos para adultos e crianças quando consumidos em excesso.

Se ingeridos regularmente, esses metais podem causar problemas de desenvolvimento entre as crianças e, em adultos, hipertensão, problemas no sistema imunológico, danos renais e muito mais, segundo Tunde Akinleye, pesquisadora de segurança alimentar do projeto.

LEIA TAMBÉM:

O risco do chocolate amargo

O chocolate amargo é particularmente preocupante, pois contém mais pedaços de cacau do que chocolate ao leite. Metais pesados, como cádmio e chumbo, acumulam-se frequentemente no cacau. Isso torna os produtos com maior concentração de cacau, como o chocolate amargo, mais nocivos do que outros.

Contaminação do chocolate com metais pesados

Os pesquisadores ressaltam a dificuldade em rastrear como esses metais pesados contaminam os chocolates amargos, uma vez que a contaminação pode ocorrer por diferentes vias e em diferentes etapas do processo.

O estudo aconselha os chocólatras a reduzir o consumo de chocolate amargo e a considerar que algumas marcas podem ser escolhas mais seguras do que outras. Os pesquisadores aconselham limitar o consumo de chocolate amargo por crianças, pois o chumbo e o cádmio são mais prejudiciais para elas. Comer chocolates com porcentagens mais baixas de cacau também pode limitar o risco de consumir níveis nocivos desses metais pesados.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado