Misturar bebidas energéticas com álcool é perigoso? Veja 4 pontos de atenção ao consumir energéticos!

Embora sejam amplamente divulgadas e consumidas, as bebidas energéticas podem ser prejudiciais à saúde. Entenda!

A composição de bebidas energéticas tem como objetivo proporcionar às pessoas que as ingerem uma performance melhor. A ideia básica é melhorar a concentração, ajudando seus consumidores a ficarem mais alertas também. No entanto, essas bebidas quase sempre levam em sua composição ingredientes que se mostram danosos à saúde humana.

Um dos problemas é que existem muitas coisas que não conhecemos sobre as bebidas energéticas e os efeitos que elas provocam no nosso corpo. Quer saber mais sobre as bebidas energéticas? Felizmente, você está no lugar certo. Continue lendo que adentraremos nesse mundo com você.

Confira aqui 4 perigos de ingerir muito energético

Para os jovens e adolescentes, as bebidas energéticas podem ser ainda mais prejudiciais

Muitas pessoas não sabem disso, mas as bebidas energéticas, especificamente quando ingeridas por adolescentes, podem ser extremamente prejudiciais. De acordo com os especialistas, esse grupo pode não conseguir lidar com os efeitos colaterais dessas bebidas.

Conforme apontam alguns estudos, elas podem causar anomalias no sistema cardiovascular desses jovens, além de subdesenvolvimento cognitivo, aumento do risco de depressão e outros tipos de doenças relacionadas à mente, bem como distúrbios do sono. No entanto, embora tenha todos esses efeitos colaterais, essas bebidas são amplamente comercializadas entre esse público.

LEIA MAIS: Por que energéticos podem dar sono? Saiba a causa desse efeito!

As bebidas energéticas podem ser muito prejudiciais ao coração

Nas bebidas energéticas, o principal ingrediente que se encontra é a cafeína. Isso ocorre devido à capacidade que ela tem de aumentar significativamente a capacidade de deixar as pessoas alertas. Em vista disso, quando consumida em quantidades superiores a 400 miligramas ao dia, a cafeína pode prazer alguns efeitos colaterais danosos.

Entre esses efeitos encontram-se: palpitação, aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e distúrbio do sono. Ocorre que a maioria das bebidas energéticas possuem entre 70 e 240 mg de cafeína por porção, uma quantidade grande para apenas uma fonte de ingestão.

Ou seja, se você consome muita bebida energética durante o dia, as chances de ter algum desses sintomas aumentam significativamente. Inclusive, estudos feitos abordando os resultados do consumo excessivo de bebidas energéticas apontou que as pessoas que consumiam quantidades superiores a 400mg de cafeína por dia tiveram palpitações e frequência cardíaca acelerada perigosamente.

Bebidas energéticas misturadas com álcool são perigosas

Frequentemente, essas bebidas são misturadas com álcool. No entanto, conforme apontam alguns estudos recentes, as bebidas energéticas misturadas com álcool podem alterar completamente os níveis de intoxicação das pessoas. Isso faz com que os efeitos da embriaguez sejam interrompidos, o que arrisca muito mais as chances de se ter um coma alcoólico.

LEIA TAMBÉM: O que acontece quando se engole o chiclete? Nós te explicamos!

As bebidas energéticas possuem muito açúcar em sua composição

Podemos afirmar que todas as bebidas energéticas possuem entre 27 e 31 gramas de açúcar a cada 220ml. Nesse sentido, devido à grande concentração de açúcar, as bebidas energéticas tornaram-se um problema entre as pessoas.

Ocorre que, ao consumi-las excessivamente, as chances de se ter inflamação são muito maiores. Estudos, inclusive, associam o consumo excessivo de bebidas energéticas a doenças como o câncer, diabetes, entre outras.

Enfim, conclui-se que as bebidas energéticas prejudicam a saúde devido aos seus ingredientes. No entanto, mesmo assim, ela é frequentemente consumida em festas e outros tipos de comemoração, bem como para estudar por diversos estudantes universitários.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado