7 mitos populares sobre as unhas – e que você já deve ter ouvido!
Existem alguns mitos que giram em torno dessa parte de nosso corpo
Provavelmente, todos nós já tenhamos escutado alguns fatos curiosos acerca das nossas unhas, como por exemplo, que manchas brancas indicam deficiência de cálcio, ou que a água gelada pode secar o esmalte mais rápido e que a remoção do esmalte pode reduzir o crescimento das unhas.
De fato, existem tantos mitos comuns sobre as unhas no universo da beleza que é até difícil saber o que é real e o que não é. Nesse sentido, se você comumente frequenta salões de beleza e não quer mais cair em falácias relacionadas às unhas, esse texto é destinado a você. Confira aqui alguns mitos sobre unhas!
7 mitos sobre as unhas
Cortar suas cutículas é inofensivo!
A maioria das pessoas não pensa duas vezes antes de deixar alguém cortar as nossas cutículas. No entanto, embora as pessoas não gostem muito da aparência das cutículas, mantê-las intactas é fundamental para manter as unhas saudáveis.
Em suma, as cutículas fazem parte da pele e estão lá para deixar as bactérias afastadas e prevenir, também, as infecções que podem ser ocasionadas na unha e na pele.
LEIA MAIS: Unhas fortes e saudáveis: confira 14 alimentos bons para as unhas!
Manchas verdes nas unhas podem ser fungos ou mofo!
Ao contrário do que dita a crença popular, as manchas verdes nas unhas geralmente não são mofo. Ao contrário disso, as manchas podem ser pseudomonas, uma bactéria doméstica que pode acabar se formando entre as unhas e as unhas postiças.
Então, quando essas bactérias ficam presas nesse espaço entre unhas, esse ambiente livre de oxigênio pode fazer com que essas bactérias prosperem. No entanto, trata-se de uma infecção bacteriana, e não fúngica, o que já é uma grande diferença.
As manchas brancas são indício de deficiência de vitaminas!
Esse, provavelmente, é um dos mitos mais falados em relação às unhas. No entanto, essa afirmação é completamente falsa. Na maior parte dos casos, essas manchas estão atreladas ao resultado de um trauma nas unhas.
Em vista disso, para evitar essas marcas é preciso tomar cuidado extra com as unhas, especialmente depois de ir na manicure, por exemplo.
É um mito que unhas precisam respirar!
Muitas pessoas já devem ter ouvido repetidas vezes que as unhas precisam respirar. No entanto, embora uma pausa entre o uso de produtos sobre as unhas nunca seja uma má ideia, de fato, isso é um mito, e suas unhas não precisam respirar oxigênio.
Fazer a ingestão de gelatina pode fortalecer as unhas!
É sabido que as unhas são feitas de proteína queratina, o que pode explicar, em tese, o equívoco de que comer gelatina pode fortalecer as unhas.
Porém, é preciso deixar claro que não existe nenhuma evidência científica de que essa premissa seja realmente verdadeira. O mesmo vale para a ideia de que aplicar gelatina nas unhas pode fortalecê-las, também.
LEIA TAMBÉM: 5 Hábitos ruins para o corpo mas que parecem inofensivos!
Guardar o esmalte na geladeira faz ele durar mais!
Não existe nenhuma necessidade de encher a sua geladeira com todos os esmaltes que você possui em casa, uma vez que esse truque não irá ajudar fazendo com que seu esmalte dure mais.
De fato, a temperatura baixa pode prolongar a vida útil do seu esmalte, no entanto, exposição a mudanças extremas de temperatura irá prejudicar a formulação. Portanto, armazenar o seu esmalte em um local com temperatura ambiente e escuro é a melhor forma de prolongar a vida útil.
Quanto menos você lixar suas unhas, melhor!
Muitas pessoas acreditam que quanto menos você lixar as suas unhas, isso irá auxiliar diretamente no crescimento dela. No entanto, isso é mais um dos mitos sobre as unhas.
A maioria dos profissionais diz que é preciso lixar as unhas pelo menos duas a três vezes por semana para poder estimular o crescimento delas.
Gostou de conhecer alguns dos mitos sobre as unhas? Então continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este.