O Brasil tem vulcão, ou já teve? Descubra agora!

Saiba se realmente o território brasileiro sempre ficou livre dessas ameaças

Os vulcões são estruturas geológicas que acontecem quando as cinzas, gases e matérias magmáticas saem do interior da Terra e são lançados para a superfície, através de fendas abertas em rochas da crosta terrestre.

Com isso, áreas que estão localizadas próximas das bordas das placas tectônicas são as mais propícias a sofrerem de vulcões. Logo, como o Brasil está posicionado bem no meio da placa sul-americana, muitas pessoas acreditam que nunca existiram e não tem como ter vulcões em nosso país.

Mas, será que isso realmente é verdade? Continue lendo esse artigo até o final e descubra se o brasil tem vulcão!

O Brasil tem vulcão no seu território?

Apesar de, atualmente, não existirem vulcões no território brasileiro. Muitos pesquisadores afirmam que os continentes eram bem diferentes há cerca de 600 milhões de anos atrás. Sendo completamente distintos do que conhecemos agora.

Por exemplo, no sudeste brasileiro é possível encontrar diversas paisagens repletas de montanhas e elas não estão situadas nessa região por acaso. Isto porque, elas já foram cobertas por diversas cadeias de vulcões ativos e gigantes.

LEIA MAIS: Origem do Dia da mentira: Como foi inventado o 1º de abril?

Além disso, na serra da Região Sudeste, há milhões de anos, se iniciava a atual cidade de Teófilo Otoni, localizada no estado de Minas Gerais. Antigamente, esse município se tratava de uma extremidade de um mar afunilado que se estendeu por mais 500 quilômetros até chegar as proximidades do Paraná.

Com isso, alguns estudiosos acreditam que os picos dos vulcões dessa região, quando estavam no período de maior atividade, eram tão extensos quanto os vulcões identificados na Cordilheira dos Andes.

No entanto, é muito difícil estudar, com maior exatidão, como era essa parte do Brasil nos milhões de anos atrás. Isso porque, as montanhas enormes e o mar estreito que existiram no antigo continente desapareceram em grande parte por causa das erosões.

Mas, o sudeste brasileiro continua sendo um local muito estudado quanto à presença de vulcões. Principalmente na região de Minas Gerais.

Ademais, a região amazônica também já possuiu um dos vulcões mais antigos do mundo. Ele ficava situado nas redondezas do Rio Tapajós e parece que já chegou a atingir uma altura de 400 metros.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado