Você sabia que o mau humor pode fazer sua mente trabalhar melhor? Confira!

Você sabia que o humor pode influenciar no modo como você resolve problemas? Confira aqui tudo sobre essa questão!

Ser uma pessoa de mau humor não é agradável quando estamos em um ambiente coletivo. Isso é, basicamente, o que todo mundo pensa. Geralmente, o mau humor sempre está associado à negatividade, a um clima ruim ou a algo de gênero. No entanto, de acordo com estudos recentes, uma descoberta fascinante da Universidade do Arizona indica que, quando estamos em um estado de mau-humor, nossa mente e corpo tendem a ser muito mais rápidos, de modo que nos tornamos mais eficientes para resolver problemas.

É importante deixar claro, também, que todas essas descobertas baseiam-se em outras realizadas anteriormente e que possuíam a finalidade de compreender, bem como estudar a capacidade de processamento do cérebro e a própria linguagem propriamente dita. Mas o que isso significa de fato?

A linguagem e o humor de acordo com o estudo

Em síntese, os responsáveis pelo estudo em questão apontaram que tanto o humor quanto a linguagem podem ser apoiados por distintas redes neurais. No entanto, o corpo humano possui somente um cérebro, mas essas duas sinapses são processadas por ele ao mesmo tempo, fazendo com que exista uma interação direta e indireta entre o humor e a linguagem.

Nesse sentido, quando as pessoas estão de mau humor, elas geralmente tendem a ser muito mais cuidadosas e analíticas. Isso significa que a capacidade de perceber erros pequenos se torna muito maior. Aquilo que poderia passar de forma imperceptível começa a ser notado.

LEIA MAIS: O segredo do sucesso! 6 dicas para alcançar suas metas em menos de 1 ano

A importância do humor na realização de tarefas

Conforme o estudo feito pela equipe da Universidade do Arizona, o humor negativo desempenha um papel-chave na melhora no processamento das pessoas no que se refere a atividade do cotidiano. Ou seja, conforme apontaram os estudos, uma vez que elas encontravam-se na condição de mau humor, consequentemente, mostravam ter mais capacidade de resolver determinados problemas em detrimento daqueles que não demonstravam essas habilidades.

No contexto de pesquisa, os participantes que estavam de mau humor conseguiram encontrar muito mais erros do que os demais. Vale mencionar, também, que esse estudo foi feito somente com mulheres. Então, considerando essa distinção analítica, não se sabe se os efeitos podem variar conforme o gênero. Ao que tudo indica, isso não deve ocorrer.

LEIA MAIS: 5 erros comuns que fazem você desperdiçar todo o seu tempo

Às vezes, ser mal-humorado pode ser uma ótima maneira de resolver problemas

Sabe aqueles dias no trabalho que o seu colega não consegue resolver um problema e leva até você uma pilha de documentos solicitando sua ajuda? O mau humor pode acabar sendo benéfico em momentos como esse. Obviamente, ninguém gosta de ter que fazer trabalho extra, isso é motivo para qualquer um ficar mal-humorado.

No entanto, esse mau humor pode ajudar você a conseguir resolver esse problema que acabou deixando-o assim. No final das contas, o estudo acabou descobrindo que as pessoas que ficam de mau humor tendem a exibir uma variedade complexa de atividade cerebral em uma escala muito mais ampla. Isso só mostra que o humor é muito importante no momento em que temos que desempenhar determinadas tarefas.

Por fim, vale mencionar que mais estudos precisam ser feitos em relação a essa temática de pesquisa para que os dados sejam corroborados, bem como adquiram ainda mais credibilidade.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado