Dorme pouco? Conheça 4 efeitos negativos da falta de sono para a sua saúde!
O sono é um processo muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo e dormir pouco pode causar efeitos negativos
A ansiedade, a vida corrida, a falta de higiene do sono e a insônia têm sido os principais motivos para o sono inadequado na vida moderna.
Atualmente, ter uma rotina de sono regulado é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Com isso, o problema começa pois é durante o sono que o nosso organismo realiza processos fundamentais para a nossa sobrevivência e regeneração celular.
Sendo assim, os especialistas relatam que uma média de 8 horas de sono por dia é o suficiente para que o nosso corpo realize os processos de reparação dos tecidos, ativação do crescimento muscular e síntese de proteínas.
Desse modo, a falta de sono adequado pode causar diversos efeitos negativos para a saúde. Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar o que dormir pouco pode causar. Confira a seguir!
LEIA MAIS: Os 5 adoçantes mais saudáveis para controlar o açúcar no sangue!
O Que Dormir Pouco Pode Causar?
Aumento de peso
Quem dorme menos do que o necessário, tende a gerar desequilíbrios hormonais, que levam ao ganho de peso. Isso acontece porque o cansaço e o apetite aumentam. O que favorece para uma maior ingestão calórica e pouca disposição para a realização de exercícios físicos.
LEIA MAIS: 4 hormônios que boicotam a sua dieta! Confira!
Queda da imunidade
Enquanto dormimos, o nosso organismo produz anticorpos e proteínas que participam do nosso sistema de defesa contra doenças infecciosas. Portanto, ao dormir pouco, a imunidade fica mais baixa e, consequentemente, ficamos mais vulneráveis para as enfermidades.
LEIA MAIS: Imunidade baixa? Confira 5 alimentos que irão te ajudar!
Depressão
A falta de sono regular também é um fator contribuinte para o desenvolvimento das doenças psiquiátricas. Isso porque, os distúrbios no sono podem favorecer o aparecimento de sintomas depressivos. Já que ocorre uma maior produção de cortisol (hormônio do estresse), o que resulta em uma diminuição da liberação de serotonina (hormônio do bem-estar).
Cefaleia
As cefaleias são dores de cabeça que são causadas por diferentes motivos. Dentre eles, tem o dormir pouco. Portanto, essa pode ser a principal causa das suas crises de enxaqueca e irritação, por exemplo.
Gostou desse artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Lê Mundo!