4 erros que pode causar explosão da panela de pressão; fique alerta!

Siga estas dicas para aumentar a segurança na hora de cozinhar.

Uma explosão repentina da panela de pressão é o pesadelo de inúmeras pessoas na hora de cozinhar. Além de assustadora, a situação é extremamente perigosa, pois a violência da explosão pode levar a danos físicos ao cozinheiro, bem como estruturais à casa. Para evitar esse desastre, é preciso estar atento à maneira adequada de uso desse utensílio. Confira a seguir o que faz a panela de pressão explodir.

4 causas que levam à explosão da panela de pressão

Defeito na vedação

A junta da borracha entre a panela e a tampa é fundamental para o bom funcionamento de uma panela de pressão. A vedação inadequada é uma das principais causas de explosão, por isso, é importante checar com frequência a borracha e, se necessário, trocá-la.

Antes de cozinhar, certifique-se de que a junta está limpa e não está rachada ou seca. Alguns fabricantes sugerem a substituição da junta de borracha uma vez por ano, dependendo da frequência com que se utiliza a panela de pressão.

LEIA MAIS: Como limpar as suas panelas queimadas? Confira 3 dicas eficazes!

Utilizar a capacidade máxima da panela

O conteúdo na panela de pressão nunca deve ultrapassar dois terços da sua capacidade. Essa medida serve para evitar que os alimentos bloqueiem as aberturas de ventilação na tampa da panela. Para alimentos que incham ou espumam (ou seja, feijão, arroz ou massa), só se deve preencher a panela até a metade.

Pouco volume de água

As panelas de pressão são desenvolvidas para cozinhar alimentos utilizando vapor sob pressão extrema. O vapor não pode ser criado sem a presença de líquido. Ao cozinhar na panela de pressão, utilize pelo menos meia xícara de líquido para criar vapor suficiente a fim de utilizar corretamente a panela. Deixar o volume secar por completo eleva os riscos de explosão.

LEIA TAMBÉM: Truque de limpeza com café para panelas de aço inox; aprenda!

Despressurização inadequada

Nunca tente abrir a panela de pressão sem liberar o vapor pressurizado dentro dela de forma segura. Existem diversas maneiras de liberar a pressão, como: retirando a panela do fogo e esperando até que ela diminua; passando água fria sobre a tampa da panela fechada; ou utilizando a válvula para liberar o vapor.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado