O que seu cachorro está querendo dizer? Conheça alguns sinais da linguagem corporal do seu pet!
Por meio da linguagem corporal dos cães, fica muito mais fácil entender se seu pet está alerta, triste ou até sentindo dor
Quantas vezes você já se pegou tentando adivinhar o que seu doguinho está sentindo? Ou achou que um rabinho abanando era alegria quando, na verdade, significava outra coisa? Pois é, entender a linguagem corporal dos cães é muito importante para identificar sinais de felicidade, ansiedade e até dor.
Os cães são domesticados há, pelo menos, 15 mil anos e, ao longo desse tempo, sem dúvidas seus comportamentos evoluíram bastante. Tanto que eles mesmos aprenderam a entender os seres humanos a partir de suas expressões corporais e faciais. Neste sentido, pensam, por exemplo, se são amados, seguros ou sob ameaça.
Por outro lado, nós, “evoluídos” que somos, ainda enfrentamos desafios para entender nossos melhores amigos. Então, para te ajudar nessa missão, listamos os principais sinais da linguagem corporal dos cães para “falar” com eles mais facilmente.
Linguagem corporal dos cães – o que cada comportamento significa?
Cãozinho atento e alerta
Quando o cachorrinho está atento e alerta, normalmente fica com as orelhas apontadas para a frente e o rabo alinhado na altura do corpo. Além disso, mantém a boca fechada e fica apoiado na ponta das patas da frente. Em seguida, adota um comportamento mais intenso, seja de alegria, agressividade ou medo.
LEIA MAIS: Existe uma posição certa para dormir? Descubra aqui qual a posição ideal!
A linguagem corporal dos cães relaxados
Por outro lado, quando o cãozinho está neutro e relaxado, mantém a cauda também relaxada, orelhas na posição normal ou, no máximo, um pouquinho inclinadas para trás. Ademais, ainda que a boca fique aberta, você percebe os cantinhos bem relaxados. Em outras palavras, seu amigo está seguro e feliz!
Posição ofensiva
A princípio, diante de uma ameaça, há duas expressões de linguagem corporal dos cães, como veremos. Primeiro, eles “avisam” que podem atacar mantendo a cauda erguida e rígida, além de colocar o peso na ponta das patas. Os pelos das costas ficam arrepiados, assim como o focinho franzido, orelhinhas e cantos da boca pra frente.
Posição defensiva
Por outro lado, quando o cão se sente ameaçado, mas procura se defender, a cauda fica entre as pernas e o corpo rebaixado, com a traseira mais baixa. Outros sinais são pupila dilatada, focinho franzido e pelo arrepiado. Quando ficam assim, ocasionalmente os cães costumam fugir ou até atacar caso se sintam acuados.
Submissão (mas, nem tanto)
Outro exemplo da linguagem corporal dos cães é a chamada submissão ativa. Normalmente, se apresentam assim quando levaram uma bronca, por exemplo. Os sinais mais comuns são:
- orelhas para trás
- cauda baixa
- movimentos do tipo rastejante
- corpinho rebaixado
- lambe a boca na parte superior
Submissão ativa
Sabe quando o cão vira com a barriguinha para cima, cabecinha de lado e cauda entre as perninhas? E, sobretudo, a gente tem a impressão de que ele está rindo? Esta é a linguagem corporal da submissão ativa e só aparece quando o animal é calmo e confia no ambiente onde está.
LEIA TAMBÉM: 5 razões comuns para o seu cachorro errar o alvo na hora de fazer xixi
Sinais de calma também são parte da linguagem corporal dos cães
Inicialmente, os cães demonstram sinais de calma em diferentes momentos. Por exemplo, mostrar um certo estresse, estabelecer confiança, fazer amizade ou até exibir que está feliz. Ou seja, são reações a estímulos externos, sendo os mais comuns:
- desviar o olhar quando estão incomodados
- bocejar quando estão estressados ou também incomodados
- rosnar para que, sem dúvidas, outro animal ou pessoa se afaste
- lamber o focinho quando está nervoso
- virar de costas quando quer se livrar de uma situação incômoda
- levantar a traseira chamando para uma brincadeira
Em suma, existem diferentes linguagens corporais que os cães utilizam para se expressar. Cabe ao tutor entendê-las e, assim, estabelecer um canal de comunicação efetivo com o seu melhor amigo.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.