O que é e para que serve a espuma da cerveja? Entenda a importância do colarinho!

Descubra a importante função da espuma da cerveja

Todos concordam, de degustadores experientes a leigos, que uma boa espuma na cerveja ou no chope é um apelo visual fantástico. No entanto, ela vai além disso. A espuma da cerveja, ou colarinho, age como uma barreira entre o líquido e o ar, mantendo a temperatura e protegendo o sabor e o aroma dos compostos da dissipação. Além da função protetora, a espuma é um ótimo indicador da qualidade da cerveja e do serviço. Você não sabe o que ela significa? Leia mais e descubra.

Características da espuma

O que as pessoas não sabem é que essa estrutura de microbolhas também pode fornecer informações sobre a história do que está em seu copo. As duas principais características da espuma são: como ela é formada e como se mantém estável. A formação da espuma depende principalmente do recipiente em que a bebida é servida e da quantidade de gás carbônico; enquanto que sua estabilidade é a capacidade de durar por um certo período de tempo.

LEIA MAIS:

Indicativos de qualidade da espuma

  • Influência: os alemães consideram a espuma de suma importância, diferente dos ingleses. Os estilos de cerveja britânicos não valorizam a formação nem a retenção de espuma. Já as cervejas belgas e americanas variam bastante nesse aspecto, não existindo, portanto, uma preferência quanto à espuma.
  • Carbonatação: a quantidade de espuma de cerveja é proporcional à quantidade de CO2 nela contida, que é um fator determinante em sua qualidade. Alguns estilos de cerveja exigem uma maior carbonatação que outros estilos. Mas, no geral,  fique atento caso a sua cerveja não tenha espuma ou não faça muito barulho ao abrir a tampa.
  • Amargor: o lúpulo contribui para a intensidade do amargor da cerveja. Quanto mais lúpulo a cerveja possui, mais a espuma tende a manter sua estrutura. De fato, o creme é sempre a parte mais amarga da cerveja.
  • Álcool: cervejas com maiores concentrações de álcool tendem a ter menos espuma em comparação com cervejas com menor teor de álcool. Uma cerveja extrema (acima de 10% de ABV, ou seja, alcohol by volume, ou álcool por volume), por exemplo, pode resultar em nenhuma espuma.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado