Pepino com casca faz mal? Afinal, como devemos consumir esse alimento?

Pepino com ou sem a casca? Confira se pepino com casca faz mal!

Antes de mais nada, você pode até não saber, mas, embora seja chamado de vegetal por muitas pessoas, o pepino é na verdade uma fruta. Além disso, essa fruta é rica em diversos nutrientes que são benéficos para a saúde. Além de auxiliar no tratamento de diversas condições clínicas, devido aos seus compostos vegetais e antioxidantes. Pode também prevenir várias outras doenças. Mas, como devemos comer o pepino? Com ou sem casca? Será que pepino com casca faz mal? Confira a seguir!

Antes de tudo, é importante destacar que os pepinos possuem um índice calórico baixo. Além do mais, há em sua composição uma boa quantidade de água e fibras solúveis. Portanto, é ótimo na promoção da hidratação, além de ajudar na perda de peso. Portanto, confira aqui conosco mais de perto alguns dos principais benefícios para a saúde ao comer-se pepino e se pepino com casca faz mal!

Pepino com casca faz mal? Confira os benefícios do pepino e saiba como consumir a fruta!

É muito nutritivo com os seus variados nutrientes

Além de possuírem pouquíssimas calorias, os pepinos são ricos em diversos minerais e vitaminas importantes para a nossa saúde!

Ainda, um pepino de cerca de 300 gramas sem a sua casca contém o seguinte: calorias: 45; Gordura total: 0 gramas; Carboidratos: 11 gramas; Proteína: 2 gramas Fibra: 2 gramas; Vitamina C: 14% do RDI; Vitamina K: 62% do RDI; Magnésio: 10% do RDI; Potássio: 13% do RDI; Manganês: 12% do RDI.

Ok, mesmo que normalmente ocorra o consumo de cerca de 100 g de pepino ao invés de 100 g, mesmo assim o benefício do seu conumo é imenso! Somado a tudo isso, ainda vem a grande quantidade de água presente no pepino! Na realidade, os pepinos são compostos por mais de 95% de água.

Por fim, em relação à casca, o ideal é que o consumo do pepino seja feito com a casca, portanto a resposta é: pepino com casca não faz mal e na verdade irá maximizar o seu teor de nutrientes. Descascá-los reduz a quantidade de fibras, também.

LEIA MAIS:

Tem grande poder antioxidante

É preciso enfatizar que os antioxidantes são moléculas que bloqueiam a oxidação. Portanto, eles impedem que ocorram aquelas reações químicas que formam átomos altamente reativos com elétrons não pareados conhecidos como radicais livres. Nessa perspetiva, o acúmulo desses radicais livres que são nocivos, pode levar, em tese, a vários tipos de doenças crônicas. Além de é claro, favorecer o envelhecimento!

Portanto, algumas pesquisas vêm apontando que o estresse oxidativo ocasionado por radicais livres, possuem, diretamente, uma associação ao câncer e a doenças cardíacas, pulmonares e autoimunes. Posto isso, frutas e vegetais, incluindo pepinos, são especialmente ricos nesses antioxidantes benéficos que podem reduzir o risco dessas condições clínicas.

Reduz a glicemia

Além de tudo isso, há também vários estudos aplicados em animais, estudos de ensaio que vêm demostrando que os pepinos podem sim ajudar na redução dos níveis de açúcar encontrados no sangue, o que chamamos de glicemia!

Portanto, ajuda assim a evitar as diversas complicações que são causadas pelo acúmulo do açúcar no sangue. Ou seja, uma ótima opção para os diabéticos. À vista disso, um estudo feito em animais analisou os efeitos de várias plantas no açúcar no sangue. Pepinos, por sua vez,  demostraram uma grande efetividade no que se refere à redução e ao controle dos níveis de açúcar no sangue.

Por conseguinte, outro estudo também aplicado em animais, induziu o diabetes em camundongos. A posteriori, aplicou-se um suplemento com extrato de casca de pepino  nos animais que tinham diabetes. Em síntese, a casca de pepino reverteu a maioria das alterações associadas ao diabetes e causou uma diminuição no açúcar no sangue. Além disso, um estudo de tubo de ensaio descobriu que os pepinos podem ser eficazes na redução do estresse oxidativo e na prevenção de complicações relacionadas ao diabetes. Todavia, as evidências atuais limitam-se a estudos aplicados em animais. Ou seja, ainda é necessário fazer mais pesquisas até atingir a complexidade do sistema humano.

Por fim, pode-se inferir, portanto, que comer pepinos pode nos levar a muitos benefícios potenciais para a nossa saúde. Por exemplo: um equilíbrio na hidratação, regularidade digestiva, perda de peso e menores níveis de açúcar no sangue. No fim das contas, o pepino não é o nosso inimigo. Pepinos são uma adição refrescante, nutritiva e incrivelmente versátil para qualquer dieta e devem ser consumidos com casca. Como foi dito, além de terem baixa quantidade de calorias, contêm muitas vitaminas e minerais importantes, bem como um alto teor de água.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado