Por que as pessoas mentem? Pesquisa desvenda o mistério; confira aqui

Uma pesquisa recente conseguiu descobrir as principais razões pelas quais as pessoas costumam mentir.

Você já se questionou a razão pela qual as pessoas costumam mentir? De fato, detectar e compreender mentiras pode ser uma tarefa muito difícil, pelo menos é o apontam alguns estudos até então.

Nesse sentido, um artigo publicado recentemente se propôs a discutir sobre essa questão. Em síntese, a ideia do estudo é examinar as motivações mais comuns que levam as pessoas a mentirem, incluindo traços de personalidade, como ser emotivo ou extrovertido.

Quais são as principais motivações para alguém mentir?

As pessoas tendem a mentir por uma variedade de fatores. Para compreendê-los melhor, criamos nove categorias, sendo elas:

  1. Motivos altruístas, com a finalidade de proteger terceiros;
  2. Evitar e burlar determinadas punições por erros cometidos;
  3. Manter as informações pessoais em segredo;
  4. Obter recompensas que as pessoas não merecem;
  5. Evitar julgamentos de terceiros;
  6. Descuidos e impulsividade;
  7. Por se sentirem bem ao enganar os outros;
  8. Por nenhuma razão aparente, no caso da mentira compulsória;
  9. Para fazer os outros se sentirem felizes, por exemplo, contar a uma criança que existe coelho da Páscoa.

O que o estudo encontrou?

O artigo, publicado na edição de outubro de 2022 do Canadian Journal of Behavioural Science, analisou um grupo de pessoas para compreender um pouco mais sobre a mentira. Nesse sentido, conforme a pesquisa, 64% delas disseram mentir por razões altruístas, e 60% por razões secretas.

Além disso, cerca da metade da amostragem entrevistada assumiu mentir para evitar julgamentos negativos, 43% mentiam por razões pró-sociais e 40% para fugir de punições.

Ademais, uma pequena parcela admitiu mentir para poder se apresentar positivamente em relação aos outros, cerca de 30% disseram contar mentiras por impulsividade e 21% para obter respostas. Outros 22% relataram mentir para se proteger e 11% por ter compulsão. Somente 9% das pessoas disseram mentir para tentar enganar os outros.

LEIA MAIS: Já pensou para que serve o furo do cadeado? Descubra sua função!

Conclusão do estudo

Por fim, com o resultado das entrevistas e a coleta dos dados, a pesquisa concluiu que as motivações mais comuns para alguém mentir são:

  • Manter informações pessoais em segredo e preservar a integridade dos outros;
  • Razões altruístas, visando o bem do próximo;
  • Evitar ser julgado negativamente por outras pessoas.

Logo, no que se refere à motivação para mentir, nem sempre ela é maliciosa. Ou seja, no final das contas, existem mentiras que podem ser consideradas tanto éticas quanto morais.

Além disso, a segunda descoberta é que os traços de personalidade podem ajudar a encontrar uma pessoa mentirosa. Conforme aponta o estudo, pessoas com tendência à compulsividade tendem a mentir com muito mais frequência por razões morais e éticas do que aqueles que mentem para proteger alguém.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado