Há um grupo de pessoas que NÃO pode comer cebola; veja se você faz parte!

A ingestão de cebola por um determinado grupo de pessoas pode causar riscos à saúde.

A cebola é um tempero onipresente na culinária brasileira, sendo parte fundamental de diversas receitas deliciosas e consumida das mais variadas formas. Porém, apesar de ser um ingrediente natural e possuir propriedades medicinais, o seu consumo deve ser restrito para alguns indivíduos. Descubra quem são as pessoas que não podem comer cebola e se você faz parte desse grupo.

O porquê de a cebola não ser indicada para algumas pessoas

A cebola, assim como o alho, é rica em FODMAPs (sigla em inglês para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis), ou seja, carboidratos de cadeia curta, como açúcares e fibras, que são, para algumas pessoas, pouco absorvidos pelo intestino delgado.

Consumir muitos alimentos ricos em FODMAPs pode causar irritação gastrointestinal em indivíduos sensíveis ou com condições como a síndrome do intestino irritável e refluxo gastroesofágico, resultando em sintomas como gases, inchaço, diarreia e constipação. Até mesmo alho e cebola em pó podem desencadear problemas intestinais.

Se notar desconforto gastrointestinal após comer cebola, pode valer a pena consultar um nutricionista para investigar se os FODMAPs são o problema. Para reduzir o desconforto causado pela ingestão da cebola, é melhor consumi-la cozida ao invés de crua, pois altas temperaturas degradam os compostos que são difíceis de serem digeridos.

LEIA MAIS: Escolha uma fruta e veja o que ela REVELA sobre a sua personalidade!

Os benefícios de se consumir cebola regularmente

Por outro lado, consumir cebola é altamente benéfico para quem não tem qualquer tipo de restrição alimentar. Cebolas contêm fitoquímicos que podem melhorar o sistema imune e reduzir o risco de desenvolvimento de câncer ao prevenir inflamações, danos celulares e danos no DNA, além de possuir propriedades antibacterianas e antivirais.

Todo os tipos de cebola (branca, roxa, amarela) são boas fontes de vitamina C, vitamina B6, potássio e folato. Além disso, a cebola é uma alternativa pouco calórica de adicionar sabor a um prato sem recorrer a ingredientes como manteiga e sal. A ingestão regular desse vegetal também auxilia na redução do colesterol e da pressão.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado