Afinal, posso reutilizar óleo para frituras? Quantas vezes? Confira!

Uma dúvida recorrente é se isso faz mal para a saúde.

Seja para fritar pastéis, batatas, aipim ou empanados, o óleo de cozinha quente é um tipo de gordura que, além de dar crocância, é bastante usado e deixa os alimentos saborosos. O problema é que algumas pessoas tendem a usá-lo inúmeras vezes, o que alguns nutricionistas alegam ser prejudicial à saúde.

Afinal, pode-se reutilizar o óleo de fritura? Se sim, quantas vezes? Qual é o melhor tipo de óleo para usar nesse caso? Acompanhe a leitura para ficar por dentro.

Afinal, pode-se reutilizar o óleo de fritura?

Bom, se você faz isso com frequência, sentimos lhe dizer, mas não é recomendável reutilizar o óleo para frituras várias vezes. O óleo é uma gordura que, quando atinge temperaturas muito altas, passa por transformações em sua composição química, liberando uma substância tóxica conhecida como acroleína. Acroleína é altamente prejudicial ao intestino e ao estômago.

Quantas vezes pode-se reutilizar?

O número de vezes que se pode reutilizar o óleo varia de acordo com diversos fatores, como a qualidade do óleo, a temperatura de fritura, o tipo de alimento e a presença de resíduos. Em geral, recomenda-se reutilizar o óleo para frituras no máximo duas ou três vezes, depois disso é melhor descartá-lo e utilizar um novo óleo para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos.

Existem diversas outras maneiras de reaproveitar o óleo usado, como, por exemplo, para fabricar sabonetes ou entregar para empresas que atuam na formação de biodiesel.

LEIA MAIS: Você não deveria ingerir adoçantes artificiais sem antes saber disso

Qual o melhor tipo de óleo para se usar?

O ideal é escolher óleo de girassol, canola, milho e soja, uma vez que são mais indicados para frituras do que o azeite, afinal, o azeite se degrada antes de atingir a temperatura ideal de fritura, que é entre 180 a 190 graus.

LEIA MAIS: Aprenda o segredo para amaciar a carne: o ingrediente está na sua geladeira!

Dicas para quando for fritar e reutilizar o óleo

  • Dependendo do alimento que for feito, lembre-se de que alguns deixam sabor no óleo, como frutos do mar e peixes;
  • Depois de o óleo ser usado, guarde-o em um pote de vidro com tampa e não o deixe ao alcance do sol;
  • O óleo que frita a batata só deve ser reutilizado se for para fritar mais batatas;
  • Quanto mais escuro estiver o óleo, pior para o organismo;
  • Não reutilize mais do que três vezes.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado