Entenda porque o abacaxi provoca coceira na região da boca!

Provavelmente você não possui alergia ao abacaxi. Veja o que pode ser!

O abacaxi é uma das frutas tropicais mais consumidas. Seu sabor doce e acidez desejada faz da fruta muito utilizada em sucos, preparações, pizza e até no churrasco! Entretanto, muitas pessoas relatam que ao consumir a fruta in natura, em instantes apresenta uma coceira nos lábios, língua, região interna da bochecha e até na garganta, acreditando que essa sensação seria ume reação alérgica. Por esse motivo, você irá entender logo abaixo por que o abacaxi coça a boca e como se proteger dessa reação!

O abacaxi coça a boca porque da ação de uma enzima

O abacaxi é rico em bromelina, um tipo de enzima do grupo das protease, ou seja, é responsável pela quebra de proteínas em aminoácidos. Inclusive, esse é o motivo principal que faz com que o abacaxi seja recomendado para amaciar carnes, pois ele quebra as proteínas que enrijecem o corte.

Assim, quando a bromelina atinge a boca, pode iniciar um processo pequeno de quebra de proteínas presentes no muco que protege a nossa boca, deixando-a mais sensível. Junto a isso, a acidez do abacaxi também auxilia na potencialização do efeito de ardência.

Portanto, a junção da bromelina com a acidez promove a irritação da mucosa da boca, deixando-a com essa sensação de queimação.

LEIA MAIS:

Esse efeito é perigoso?

Apesar do efeito desagradável do abacaxi de fazer coçar a boca, a quantidade de bromelina na fruta não a torna perigosa. De forma geral essa enzima não apresenta riscos para nossa saúde, podendo inclusive ser consumida juntamente com outras refeições para facilitar a digestão.

Além disso, alguns produtos à base de bromelina como o gel oral de bromelina, possui uma concentração que chega a ser até 400x maior do que está presente em um abacaxi, e mesmo assim não apresenta riscos para a saúde. Muito pelo contrário, já que é utilizado por conta do seu importante papel anti-inflamatório.

O que fazer para diminuir a bromelina do abacaxi

Se você tem muita sensibilidade ao abacaxi, e se apenas poucos pedaços fazem com que você sinta a coceira, a melhor forma de combater é desativando a enzima.

Toda enzima é desativada pela ação do calor, portanto, para desativar a enzima você deverá aquecer o abacaxi.

Nesse caso, pode ser feito o abacaxi grelhado, ou uma geleia de abacaxi, ou até um abacaxi em calda!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira outras curiosidades interessantes!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado