Por que as baterias de celular duram apenas um dia?

Você ja parou para se perguntar qual é a razão por trás da pouca durabilidade das baterias dos smartphones? Entenda!

Atualmente, os smartphones são amplamente utilizados em várias atividades cotidianas e se tornaram uma “extensão” das pessoas. Embora essa tecnologia já esteja presente há bastante tempo, é raro encontrar novos dispositivos com baterias mais duradouras. Na verdade, a maioria das baterias dos smartphones não consegue durar mais de um dia após algum tempo de uso.

Você já se questionou a respeito disso? De por que essas baterias não conseguem manter a carga por muito tempo? Não deixe de prosseguir com a leitura que discutiremos isso.

Por qual razão as baterias dos smartphones costumam durar cerca de um dia?

Antes de tudo, é importante ponderar sobre algumas questões cruciais. No passado, quando os primeiros telefones surgiram, a duração das baterias era consideravelmente maior. Entretanto, mesmo com o avanço tecnológico dos smartphones, as baterias parecem ter se deteriorado com o tempo. Se você não possui um dispositivo de última geração, como o iPhone 14 Pro Max ou o Samsung Galaxy S22 Ultra, é improvável que a carga da bateria do seu smartphone dure mais do que um dia.

Nesse sentido, existem diversas variáveis a serem consideradas para aumentar a durabilidade das baterias. Tanto fatores econômicos quanto tecnológicos influenciam nesse processo. De fato, ambos caminham juntos. Pela lógica econômica, produzir baterias mais duradouras implica em dispositivos mais duráveis, afetando diretamente a necessidade das pessoas de adquirir novos modelos.

Por isso existe a obsolescência programada. É possível perceber que nenhum smartphone dura mais de 2 ou 3 anos na mão de alguém hoje em dia. Além dessa questão econômica, existe a questão tecnológica. No mundo contemporâneo, a tecnologia avança em escala exponencial, ou seja, de forma extremamente rápida.

Porém, algumas teorias sobre o aumento da conservação de energia precisam de equipamentos específicos que talvez nem tenham sido inventados ainda. Outro ponto é que para o mercado é muito mais benéfico financeiramente lançar as tecnologias gradativamente. Essa movimentação produz mais lucro e atribui uma margem de tempo maior para aprimorar novas tecnologias.

LEIA  MAIS: O que acontece quando se engole o chiclete? Nós te explicamos!

Quando as baterias irão durar mais tempo?

A resposta é complicada: provavelmente as baterias irão durar mais tempo em algum momento sim, mas é difícil de prever quando. Com a tecnologia de hoje, pode-se dizer que as baterias que serão lançadas nos próximos 5 anos dificilmente irão mudar muito em relação às que circulam atualmente no mercado.

Existem muitas propostas que visam melhorar as baterias dos smartphones por parte das gigantes da tecnologia. Uma dessas novas abordagens é a “bateria empilhada” que a Samsung cogita produzir em massa futuramente. Essas baterias literalmente possuem muitas folhas de células empilhadas que conseguem fazer com que a capacidade de segurar carga aumente em 10% em relação à capacidade que temos acesso hoje.

No entanto, parece improvável que ocorram, em curto prazo, grandes avanços no aumento da capacidade de carga dos smartphones no cenário mundial como um todo. Além disso, a crise nos componentes eletrônicos que atualmente ocorre tem um impacto direto na indústria dos smartphones como um todo. Dessa forma, somente com o tempo é que podemos ter esperanças de obter um smartphone que mantenha a carga por mais tempo.

Achou este conteúdo interessante? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado