Por que existem sósias sem parentesco nenhum entre si? A ciência explica!
Descubra o motivo de existir pessoas idênticas sem qualquer grau de parentesco
Às vezes acontece de nos depararmos, seja pessoalmente, seja nas redes sociais, com pessoas que possuem uma semelhança incrível com outra sem que haja qualquer ligação familiar entre elas. Chamamos essas pessoas de sósias. Mas por que existem sósias? Tal pergunta instigou os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona a investigar o motivo desse fenômeno curioso.
Em busca dos sósias
Os pesquisadores contaram com a ajuda do famoso fotógrafo canadense François Brunelle, conhecido por seu trabalho voltado a capturar pessoas muito similares entre si sem que haja qualquer parentesco entre elas. O objetivo do estudo, liderado pelo professor de genética Manel Esteller, é caracterizar seres humanos aleatórios que compartilham traços faciais similares.
A pesquisa reuniu 64 voluntários de diversos países, sendo 32 pares de sósias, e realizou uma análise das características faciais com um software de reconhecimento facial. Além disso, coletou amostras de DNA de todos os voluntários para verificar a similaridade genética entre os pares.
LEIA MAIS:
- As 5 mutações genéticas mais legais e comuns nos seres humanos!
- Vidas passadas: é possível acessar essas memórias através da regressão?
- 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de tomar leite! Confira!
Resultados do estudo sobre sósias
Os resultados foram surpreendentes: a análise genética do DNA coletado demonstrou que, embora os pares de voluntários não tenham nenhum grau de parentesco, eles compartilham diversas sequências genéticas semelhantes entre si. Tais similaridades foram atribuídas ao acaso.
A disposição aleatória dos genes resultou em atributos físicos praticamente idênticos entre pessoas de diversas partes do mundo. Parece loucura, não é mesmo? Em alguns casos, as sequências gênicas são tão idênticas entre si que os sósias pareciam gêmeos. A análise facial identificou 16 pares de voluntários que eram extremamente parecidos entre si.
Similaridade além dos atributos físicos
Além da similaridade entre os sósias em relação aos atributos físicos, como altura, peso e idade, eles apresentaram características comportamentais semelhantes, compartilhando hábitos e vícios. Certamente essas tendências comportamentais estão associadas a fatores genéticos. Com 8 bilhões de pessoas no mundo, provavelmente existe algum sósia seu por aí também.
Gostou deste conteúdo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos outros!