Por que os cachorros gostam de morder mãos? Saiba como ensiná-lo a parar!
Seu cachorro filhote gosta muito de morder a sua mão? Confira aqui algumas maneiras de ensiná-lo a não fazer isso!
Uma das queixas mais comuns entre os donos de filhotes de cachorros é o fato de que esses nenês adoram morder a mão dos seus tutores. Nesse sentido, mesmo que muitas pessoas fiquem preocupadas ou até mesmo comecem a acreditar que o cãozinho pode ser um futuro pet bravo, esse comportamento é mais natural do que você imagina.
Entenda um pouco mais sobre essa atitude comum principalmente em cãezinhos filhotes,
Por que os cachorros gostam de morder as mãos das pessoas?
A realidade é que a maioria dos filhotes de cães começam realmente a interpretar todo o mundo que tange a sua existência através da sua boca, colocando tudo que está ao seu redor nela. É um modo de experimentar a existência que é próprio dos cães filhotes.
Portanto, o ato de morder e até mesmo de latir com frequência são comportamentos naturais dos cachorros e geralmente não são nenhum motivo de alarme para seus tutores ou de preocupação, uma vez que isso não diz nada a respeito se o cachorro realmente será agressivo ou não.
Se alguém afirma que isso quer dizer que o cachorro será bravo: é a mais pura falácia. Além disso, é importante destacar que alguns filhotes, principalmente de raça, são naturalmente mais mordedores que os demais filhotes. Porém, todos os filhotes são predadores por natureza e, por isso é preciso ensinar o seu cachorro a não morder as pessoas, a serem gentis, etc. Confira aqui como fazer seu cão não morder a sua mão!
O que fazer se o seu cachorro gosta de morder as mãos das pessoas?
Brinque com seu amiguinho mas evite brincar utilizando somente as mãos!
Como já foi dito, latir, morder e mastigar tudo o que vê pela frente, são comportamentos naturais dos cães que estão em fase de crescimento, desbravando a imensidão do mundo. Em vista disso, se o seu cachorro gosta de morder suas mãos e você quer controlar isso, é necessário que você brinque com ele utilizando alguns apetrechos, como cordas, galhos de árvores ou até mesmo uma bola.
LEIA MAIS: Quais os benefícios de se passear com cachorro? Entenda a importância!
Evite brincar com seu cão diretamente com a sua mão, ou ele continuará mordendo-a. Quando você utiliza outro brinquedo além da mão, ele passa a morder o brinquedo e entende que sua mão não deve ser mordida.
Quando os cães são filhotes, geralmente achamos fofos as mordidinhas que eles dão na nossa mão. No entanto, se você não ensina o cão que ele não deve fazer isso, ele vai acabar crescendo e continuará brincando assim com sua mão. Porém, quando o cão cresce, a força dele cresce proporcionalmente, o que pode acabar ocasionando machucados sérios mesmo com seu cão querendo brincar com você.
Começa a repreender seu cão quando ele morder a sua mão, mesmo que seja de brincadeira!
Quando você estiver brincando com o seu cãozinho e ele começar a morder a sua mão, você precisa mostrar que não gostou dessa atitude. É preciso deixar visível que você desaprovou essa atitude dele.
Portanto, se seu cão morder a sua mão, você deve imediatamente fazer um “shiiiii”, ou “Não, para, não”. É preciso expressar com o rosto que você não gostou dele ter mordido a sua mão. Com essas atitudes, seu cão irá perceber que a mordida de brincadeira que ela está te dando, machuca o seu tutor. E, depois de dados os sinais, provavelmente ele irá parar de agir dessa forma.
LEIA TAMBÉM: Qual raça adotar como primeiro cachorro? 3 raças para não errar!
Mantenha seu cãozinho ocupado!
Por fim, vale ressaltar que é necessário sempre deixar seu cão o mais ocupado possível, assim ele passará a entreter-se com outras atividades, parando de morder a sua mão. É preciso construir uma parceria com o seu animal de estimação, visto que os cães possuem uma forte dependência dos seus tutores. Portanto, passe a estipular horários para passear e brincar com o seu amigo, ele irá te agradecer, sem sombra de dúvidas.
Gostou de saber porque o seu cachorro gosta tanto de morder as mãos das pessoas? Você pode começar a adotar essas dicas para controlar esse mau hábito do seu cãozinho.
Para conferir mais conteúdos como este, continue navegando pelo Lê Mundo.