Por que os gatos parecem cair sempre de pé? Entenda este mistério!

Descubra a verdade por trás deste fenômeno curioso.

Todo mundo já ouviu o dito popular que diz que “os gatos sempre caem de pé”? Essa condição parece que dá a eles a capacidade de sobreviver a quedas de alturas incríveis. Algumas pessoas acreditam que seja devido ao senso de equilíbrio dos gatos, e outras atribuem esse fato à magia. De fato, é um fenômeno que intriga os cientistas! Continue lendo para saber por que os gatos sempre caem de pé.

Os gatos e o sistema de equilíbrio

Os gatos têm um sistema de equilíbrio chamado “reflexo de endireitamento” que permite a eles corrigir sua orientação durante a queda e aterrissar de pé. Porém, embora os gatos sejam capazes de aterrissar corretamente, nem sempre eles caem de pé. Isso, porque a altura da queda pode afetar a sua capacidade de chegar em segurança ao chão.

Um cientista francês chamado Etienne-Jules Marey, em 1894, utilizando uma técnica de cronofotografia, conseguiu capturar 60 fotogramas por segundo da queda de um gato, depois pôde observar em “câmera lenta” e ver como os gatos aterrissam de pé.

LEIA MAIS:

Aspectos fisiológicos dos felinos fazem a mágica acontecer

Os gatos conseguem girar em torno de seu próprio eixo durante a queda para pousar em segurança. Eles possuem uma espécie de radar na orelha que é responsável pelo equilíbrio e orientação, o que permite aos felinos descobrir rapidamente qual é a direção para baixo, e rodar a cabeça para que o corpo possa seguir na direção certa.

Os gatos também têm estruturas esqueléticas incrivelmente únicas: não têm clavícula e possuem uma espinha dorsal muito flexível. Essa coluna vertebral flexível significa que eles podem corrigir sua posição de forma fácil e rápida durante a queda. A baixa relação entre corpo/peso também ajuda os gatos a pousar sobre os pés, pois ele conseguem suavizar a velocidade durante o trajeto.

A capacidade de pousar de pé e sobreviver a grandes quedas é influenciada pelo fato de eles passarem muito tempo em árvores ou escalando coisas. Por conseguinte, a probabilidade de que caiam em algum momento é alta, por isso, se adaptaram para sofrerem o mínimo de danos como resultado de uma queda.

Você pode conferir como a teoria por trás do equilíbrio dos felinos funciona, na prática e em câmera lenta, no canal Smarter Every Day, do YouTube, no vídeo Slow Motion Flipping Cat Physics, em que é possível notar o reflexo e correção dos gatos na queda.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado