Por que gatos não gostam de água? Entenda os motivos!

Seu gato não é anti-higiênico por não gostar de água!

O medo de água é comum na grande maioria dos gatos! Por esse motivo é normal presenciar uma cena de um gato fugindo desesperado de um banho.

Além disso, é quase impossível ver o animal se refrescando em uma piscina ou poça d’água, mesmos nos dias mais quentes.

Mas por que será que os gatos têm esse tipo de reação, visto que os seus parceiros de raça como as onças, tigres e outros felinos adoram um banho e mergulham sempre que podem em lagos e piscinas? Entenda agora porque gatos não gostam de água.

Por que gatos não gostam de água?

Evolução

Inicialmente, o que se acredita é que os gatos são felinos domésticos que evoluíram em locais mais secos, longe da presença de grandes rios, lagos ou do mar, exceto o uso da água para beber.

Dessa forma, a espécie se tornou pouco familiarizada com o banho, evitando o contato com a água.

LEIA MAIS:

Medo

Outro ponto importante é o fator medo. Muitos gatos traquinas acabam se acidentando e caindo em baldes, banheiras ou derrubando tigelas com água sobre ele. Esse choque causado pelo contato com a água potencializa o seu medo, levando o trauma para o resto da vida.

Pelos

Um dos pontos mais importantes é o que a água causa aos pelos dos gatos. Normalmente os gatos passam todo o dia se lambendo. O ato de se lamber é quando os animais se limpam, pois eles detestam sujeiras em seu corpo.

Dessa forma, quando o gato se molha, para ele é como se seu trabalho de limpeza estivesse sendo desfeito, pois ele não considera o contato com a água como algo associado a limpeza, e sim a sujeira.

Além disso, o pelo do gato leva longas horas para secar, tornando-o muito mais pesado e menos ágil, o que dificulta a busca por presas (lembre-se que os gatos possuem instintos de predadores).

Alguns gatos não se importam tanto

Algumas raças de gatos domésticos têm menos medo de água que o restante, e inclusive gostam de um banho ocasional. Isso se dá muito por conta da característica dos seus pelos, que os tornam mais resistentes à água. É o caso dos gatos Maine Coon, Van Turco e Bengala.

Então não se deve dar banho no gato?

Exatamente. Além de todo medo que o gato sente da água, os animais que vivem dentro de casa não necessitam de banhos, pois seus hábitos naturais de higiene são suficientes para mantê-los limpos. Entretanto, sempre realize a escovação do animal para retirar os pelos mortos, evitando a formação das bolas de pelos.

Por outro lado, se o gato tiver contato com a rua, é importante dar banhos periódicos para retirar a sujeira que pode causar doenças de pele, por exemplo.

Agora que você aprendeu os motivos por que gatos não gostam de água, aproveite para ler mais conteúdos como este no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado