Por que os gatos sempre ouvem quando fazemos ‘pspsps’?
Não se sabe ao certo quando os humanos começaram a chamar os gatos desta forma, mas há indícios da origem do chamamento.
Você tem um gatinho em casa? Então deve saber que eles têm uma personalidade única e raramente nos dão atenção quando desejamos. Porém, existe uma unanimidade na hora de chamar um gato, que é o som “pspsps”.
Mas afinal, você sabe por que os gatos respondem quando fazemos “pspsps”? Nesta matéria, iremos responder a esse mistério.
LEIA MAIS: Alimentos que promovem a saciedade e são saudáveis e você nem imaginava
Compreenda a audição dos gatos
Quem cria um gato em casa sabe que eles são super atentos a tudo o que acontece ao redor deles. Isso acontece porque a natureza deles é a de um predador, tanto que possuem uma visão que permite enxergar no escuro e também uma audição muito mais ampla. Inclusive, em comparação com a audição humana, os gatos ouvem muito mais do que nós.
De acordo com estudos científicos, enquanto nós ouvimos barulhos que vão apenas até 25kHz, os gatos conseguem ouvir bem mais, em torno de 85 kHz. Isso ajudava muito os ancestrais dos nossos gatos domésticos na caça quando estavam na natureza selvagem. Além disso, essa audição aguçada ajuda-os a ser um dos animais mais ágeis que existem.
Portanto, como, exatamente, essa super audição influencia no chamamento “pspsps”? Bem, acontece que esse é um dos sons mais agudos que nós, seres humanos, conseguimos emitir. Portanto, os gatos conseguem ouvir esse som com muito mais força do que os demais que fazemos, o que chama bastante a atenção deles.
LEIA TAMBÉM: Vozes femininas ou masculinas? Estudo mostra o que os cães preferem!
Quem descobriu isso?
Para a nossa geração, parece que chamar um gato por meio do “pspsps” é algo totalmente natural e comum. Essa impressão fica ainda mais forte quando pensamos que não existe de fato um registro que mostre quem foi a primeira pessoa que começou a chamar os gatos dessa forma. Sabemos, no entanto, que é uma prática antiga.
Por outro lado, vale mencionar que muitos pesquisadores apontam que o segredo está na palavra “gatinho”, em inglês, que é “pussy”. Aparentemente, ao chamar repetidamente “pussy, pussy, pussy”, descobriu-se que os gatos ficam mais atentos ao som do “s” junto ao “p”. Assim, até hoje chamamos os gatinhos dessa forma!
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.