Afinal, que história é essa de metais pesados no meu chocolate?
Pesquisas na área de alimentos identificam os riscos no consumo de alguns alimentos.
Estudos recentes da Consumer Reports, na Califórnia, apontam que após investigação de 28 barras de chocolate amargo, foram encontrados alguns resíduos de materiais pesados como chumbo e o cádmio. Em apenas 30g de consumo do chocolate um adulto atingiria o limite diário recomendado de contato com metais pesados em alimentos. Continue lendo para entender um pouco mais sobre a presença de metais pesados nos alimentos.
A alimentação saudável não favorece a absorção de metais pesados
Quando presentes no corpo em altas concentrações, o chumbo e cádmio podem ser tóxicos segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Esses metais apresentam maiores riscos em crianças, pois pode afetar quase todos os sistemas orgânicos, principalmente o nervoso central. Assim, a quantidade de 10 µg/L pode retardar o desenvolvimento neural da criança. Além disso, nos adultos pode causar problemas de memória, anemia, problemas estomacais e pressão alta. Enquanto o cádmio pode levar a problemas estomacais e renais em ambas as faixas etárias.
Esse estudo, no qual foram encontrados vestígios de chumbo em populares barras de chocolate, não causou grande espanto na comunidade científica. Isso porque, de acordo com o Dr. Robert Wright, professor de medicina ambiental na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, alguma contaminação é inevitável devido à presença no solo e nas fábricas.
LEIA MAIS: Refrigerante zero açúcar ou normal? Descubra qual é o mais saudável!
Então, ele orienta uma análise ampla dos fabricantes de chocolate amargo para identificar quais possuem maior quantidade desses metais. Katarzyna Kordas, professora associada de saúde pública da Universidade de Buffalo não desencoraja o consumo devido às outras propriedades do alimento. Porém, reforça a necessidade de incluir nos rótulos a quantidade do metal presente
Infelizmente, os metais pesados estão presentes na nossa alimentação e não é possível evitá-los completamente. Portanto, Kordas sugere uma dieta saudável e equilibrada, fornecendo ao corpo nutrientes que impedem a absorção desses metais pesados. Por exemplo, ingerindo Cálcio, ferro e vitamina C.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.