Qual a diferença entre xilitol e stevia? Qual o melhor? Confira!

O uso de adoçantes artificiais é comum no mundo todo, ainda mais por parte de pessoas com diabetes.

Tanto o xilitol quanto a stevia são adoçantes amplamente usados hoje em dia e ambos são encontrados na natureza. Mas qual a diferença entre xilitol e stévia? Veja a seguir!

Tanto o xilitol quanto o stevia não possuem açúcar de verdade e são alternativas boas e úteis para pessoas que precisam fazer o monitoramento da ingestão de açúcar. Por exemplo, esse é o caso de portadoras da diabetes ou de pessoas que estão tentando perder peso cortando o consumo de açúcar em geral

O que é stevia?

Stevia é derivada de stevia rebaudiana, uma planta nativa da América do Sul que vem sendo utilizada há muitos séculos para adoçar chás, além de produzir medicamentos. No entanto, o tipo mais encontrado nas lojas envolve uma boa quantidade de processamentos para torná-lo pronto para o consumo.

É centena de vezes mais doce que o açúcar, além de ser livre de calorias. Porém, a diferença entre os dois torna-se mais evidente ao se usar a stevia para cozinhar, por exemplo. Isso porque a stevia não tem açúcar, e o cozimento realça seu sabor natural de alcaçuz. Logo, a diferença entre a stevia e o açúcar é fortemente marcada nessa ocasião em específico. Além disso, a stevia pode ser comprada em supermercados ou casas de produtos naturais, ou ainda encontrada em diversas cafeterias.

O que é xilitol?

Já o xilitol é um tipo de álcool de açúcar que ocorre naturalmente, usado em doces, pastas de dentes e outros itens. Além disso, ele também pode ser comercializado em maiores concentrações em outros produtos relacionados à saúde bucal, possuindo um foco na prevenção contra cárie dentária.

Esse adoçante pode ser extraído de várias frutas e vegetais. No entanto, atualmente, a produção moderna está extraindo mais xilitol de espigas de milho. Ainda, é importante destacar que o gosto é quase idêntico ao do açúcar em questão de doçura, contendo 1/3 das calorias deste, o que indica que o xilitol não é livre de calorias.

LEIA MAIS:

Quais os benefícios e os efeitos colaterais de stevia e xilitol?

Categoricamente, o maior benefício tanto da stevia quanto do xilitol é o uso como adoçante por parte de pessoas que possuem diabetes, visto que elas precisam monitorar diariamente os níveis de açúcar no sangue, bem como a insulina. Por isso, como não contém açúcar, o xilitol e a stevia não precisam de insulina para ser processados pelo corpo humano. Além disso, também existem algumas evidências que comprovam que a stevia pode ajudar na secreção de insulina em pessoas que possuem diabetes do tipo 2, atuando diretamente em células beta.

Porém, a stevia bruta não foi aprovada pela Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA) por existir preocupações sobre seus efeitos em relação à capacidade do corpo de controlar os níveis de açúcar no sangue, trazendo efeitos negativos para os sistemas reprodutivo, renal e cardiovascular.

Qual é o melhor, stevia ou xilitol?

Em síntese, para saber qual deles é o melhor para você utilizar, é preciso que você converse com o seu médico. Na realidade, pode haver algumas preocupações, ainda mais para os sujeitos que usam medicamentos para tentar regularizar o açúcar no sangue.

Todavia, de modo geral, é importante enfatizar que ambos adoçantes não demonstram nenhum tipo de efeito colateral mais grave à saúde, até o momento, a longo prazo, desde que consumidos com moderação. Por isso, é importante ir ao médico para compreender qual é o melhor para o seu organismo.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado