Quantas vidas os gatos têm? Descubra aqui e veja como fazer o seu viver mais!
Algumas culturas afirmam que os gatos têm sete vidas, enquanto outras juram que eles têm nove
Todo mundo já deve ter ouvido aquele ditado popular de que os gatos têm sete vidas. Ou seriam nove? Afinal, quantas vidas os gatos têm e de onde surgiu essa história de que eles vivem mais do que outros animais?
Sendo bem racionais, a gente sabe ser biologicamente impossível que os bichanos vivam mais de uma vida. Então, se você é tutor ou tutora de gatos, já tenha isso em mente. E, quem foi que inventou esse mito que dá tantas vidas aos felinos?
Inicialmente, um provérbio inglês deu início aos boatos de que os gatos teriam nove vidas. Isso talvez seja consequência das incríveis habilidades de sobrevivência e adaptação. Mas, será só isso?
Quantas vidas os gatos têm? Descubra agora!
A má notícia para os pais e mães de gatíneos é que eles têm apenas uma vida. Por outro lado, é uma vidinha longa, que normalmente chega até os 18 anos (embora tenhamos notícias de gatinho com 30 anos de idade). E é isso, sem segredos, mistérios ou possibilidades de reencarnação.
Porém, essa é uma expectativa de vida dos gatos domésticos. Animais que se perderam ou vivem na rua têm esse tempo reduzido por uma série de fatores, como alimentação, acompanhamento veterinário e riscos de morte.
LEIA MAIS: 10 Truques fáceis e super divertidos para cachorros que seu pet vai amar!
Provérbio inglês que deu nove vidas aos gatos
Se há uma confusão sobre quantas vidas os gatos têm, a raiz está em um antigo provérbio inglês. Na íntegra, a expressão diz o seguinte: os gatos têm nove vidas: por três ele brinca, por três ele se perde e por três ele fica.
O provérbio é tão antigo que até Shakespeare conhecia (apesar de não acreditar muito nele). Porém, a origem exata permanece desconhecida.
Independente disso, é preciso reconhecer a importância dos felinos em várias culturas e religiões. Em algumas, são adorados, enquanto outras os temem.
Os egípcios, por exemplo, acreditavam que os gatos possuíam efeitos sobrenaturais. Só para exemplificar, há uma deusa antropomorfa de corpo humano e cabeça de gato, Bastet. Inclusive, esta talvez seja uma das explicações para o mito, uma vez que a deusa mudava repetidamente de forma.
Uma das justificativas, pois a Idade Média fez surgir outras. Naquele tempo de muita caça às bruxas, acreditava-se que elas conseguiam possuir os corpos dos gatos nove vezes. Ou seja, o mito também encontra fundamento na feitiçaria.
Certo, mas por que nove vezes? O número tem grande significado na numerologia, cultura grega e islâmica.
Os gatos de seis ou sete vidas
No Brasil, quando se pergunta quantas vidas os gatos têm, a resposta é: sete. O mesmo acontece na Espanha, Portugal e outros países europeus nos quais o número traz sorte e tem significado mágico. Daí, se espalhou pelo resto do continente e parte da América do Sul.
Entretanto, algumas culturas acreditam ainda que os gatos têm mesmo seis vidas. É o caso dos povos turco e árabe, possivelmente relacionando o número seis a Satanás e à feitiçaria.
Gatos e suas habilidades
Bom, seja qual for a origem, os mitos, lendas e provérbios antigos refletem o reconhecimento à resistência dos gatos, além de sua independência e reflexos rápidos.
Os gatos, por exemplo, caem em pé de prédios, tomam decisões rápidas graças ao cérebro desenvolvido e habilidades de sobrevivência. Ademais, podem detectar objetos e predadores à distância, correr a velocidade incrível (de tal forma que escapam dos predadores) e enxergar bem no escuro.
LEIA MAIS: Afinal, o girassol é tóxico para os gatos? Veja se ele é seguro!
Como fazer meu gatinho viver mais?
Embora seu bichano não volte várias vezes à vida, você pode, enquanto responsável por ele, prolongar o tempo juntos. Como?
- alimentação adequada e de qualidade
- acompanhamento veterinário
- vacinas e vermífugos em dia
- estímulos a brincadeiras e atividades físicas, como correr
Assim, mesmo que não tenha tantas vidas, a única que ele tem será longeva e feliz.
A vida secreta dos gatos
Em suma, os gatos têm apenas uma vida, mas sua resiliência faz com que tantas culturas pensem que eles tenham tantas vidas. O fato é que, com os cuidados certos, a vida será longeva.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!