5 queijos que podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose; confira!

Felizmente, há uma variedade de queijos que podem ser aproveitados com moderação.

A intolerância à lactose é uma condição muito comum entre as pessoas. Quem a possui é incapaz de digerir completamente o açúcar (lactose) de produtos derivados do leite — incluindo queijos. Mas nem todos os queijos são fabricados da mesma forma, e alguns possuem baixíssimas concentrações de lactose, podendo ser consumidos com moderação por quem é intolerante. A seguir, confira 5 queijos para quem tem intolerância à lactose.

Intolerância à lactose

Para aqueles intolerantes à lactose, comer alimentos com altos níveis dessa substância pode causar sintomas muito desconfortáveis, desde inchaço e gases até cólicas e sérias dores de estômago. No entanto, há uma regra: quanto mais fresco for o queijo, mais lactose ele contém. Assim, quem tem estômago particularmente sensível deve evitar queijos cremosos, como ricota ou cottage.

5 tipos de queijo para quem é intolerante à lactose

Cheddar

O cheddar é um dos queijos mais populares do mundo. Delicioso, ele funciona bem como molho para batatas fritas ou nachos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele quase não possui lactose.

Esse queijo de origem inglesa apresenta 0-2,1% de lactose. Aliás, o baixo teor dessa substância é uma característica comum entre os queijos amarelos.

Parmesão

Esta dica é para os amantes de massas! O queijo parmesão tem cerca de 0-3,2% de lactose, e é possível encontrar versões zero lactose. O parmesão acrescenta textura a qualquer receita de espaguete, e é também ótimo para rechear pizzas.

LEIA MAIS: 8 dicas de segurança para usar seus alimentos sem riscos; confira!

Camembert

Se você aprecia queijos cremosos, o camembert é uma ótima escolha. Embora seja cremoso, ele possui pouca lactose, diferentemente dos queijos cottage e ricota. Esse popular queijo francês tem 0-1,8% de lactose. O camembert é conhecido pelo seu sabor suave, com toques de leite e ervas.

Suíço

O suíço tem uma gama de lactose de 0-3,4%. Um dos queijos mais antigos da Europa, esse outro queijo amarelo da lista tem dureza média e identidade visual única — cheia de buraquinhos —, o que o torna facilmente reconhecível. O queijo suíço combina muito bem com sanduíches e omeletes.

LEIA MAIS: 4 alimentos que você não deveria estar congelando em casa

Provolone

Este queijo, quando bem maturado, tem baixo teor de lactose, entre 0-2,1%, e sabor picante. É originário da Itália, possui consistência semi-dura e é produzido com leite pasteurizado. Além disso, tem um odor característico que varia segundo o tempo de maturação.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado