8 dicas de segurança para usar seus alimentos sem riscos; confira!

Desde o manuseio até vasilhas usadas para guardar as sobras são cuidados de segurança no preparo de alimentos para ficar sempre de olho

Quem tem costume de preparar as próprias refeições bem sabe: a gente precisa ter cuidado sobre como manuseá-las. Embora algumas sejam bem conhecidas, outras dicas de segurança no preparo dos alimentos não devem ser ignoradas.   

Com certeza, você já sabe que produtos perecíveis devem sempre ser refrigerados. Também não pode deixar a carne crua tocar em outros alimentos. E, finalmente, o frango deve ser bem cozido antes do consumo.  

Porém, há outras dicas de segurança alimentar tão importantes quanto. Isso inclui, sobretudo, armazenamento, congelamento e o próprio preparo. Então, reunimos as mais essenciais para que você possa adotar em casa. 

8 dicas de segurança no preparo de alimentos para não ignorar 

Como descongelar a carne sem que ela estrague? Usar sobras marinadas faz mal? Posso cozinhar a carne congelada direto no fogo baixo? Saiba quais são as dicas de segurança envolvidas no preparo de alimentos para não correr riscos em casa. 

Como descongelar alimentos com segurança

Esqueça o hábito de descongelar alimentos na temperatura ambiente! Tampouco, fazer isso com água quente. O ideal é deixar, na geladeira mesmo, por um período de 12 a 24 horas como segurança no preparo dos alimentos.  

Entretanto, se não houver tempo para isso, use água fria, desde que o alimento esteja devidamente embalado. Por fim, na pressa, use a função “descongelar” do micro-ondas. 

LEIA MAIS: 4 alimentos que você não deveria estar congelando em casa

Posso aproveitar as sobras de marinados?

Nem sempre usamos todo o marinado que preparamos para temperar carne, frango ou peixe. E aí, dá para aproveitar o que sobrou? Com algum cuidado, sim. Em primeiro lugar, remova os restos de carne e, depois, ferva o que sobrou por cinco minutos. Isso faz com que as bactérias da carne crua sejam eliminadas. 

Cozinhar carne congelada no fogo baixo como segurança no preparo dos alimentos

No mundo perfeito, o ideal é descongelar carnes e frutos do mar antes de cozinhar. Mas, o tempo nem sempre permite e, quando isso acontece, funciona cozinhá-las direto no fogo. 

Contudo, você deve manter a temperatura da chama mais baixa e entender que o tempo de cozimento será maior. Além disso, não dá para jogar a carne congelada direto na panela elétrica. Isso só é recomendado para fogões e fornos. 

Como armazenar cebola e batatas de forma segura?

Antes de mais nada, devemos guardar tanto a batata quanto a cebola em ambiente seco, fresco e sem iluminação direta. Ou seja, nada de geladeira! Mas, dá para guardar as duas juntas?   

Não, pois faz com que estraguem mais rápido. Isso se dá pela liberação de gás etileno da cebola, acelerando o amadurecimento. Por outro lado, as batatas são mais úmidas do que as cebolas, o que não é nada favorável para o vegetal como segurança no preparo dos alimentos. 

Não coma feijão ou lentilha crus 

Legumes como feijão, lentilha e grão de bico devem ser bem cozidos antes do consumo. Neles, há uma proteína chamada lectina que, se consumida, pode provocar cólicas, vômitos e diarreia. Logo, a recomendação é cozinhá-los por 30 minutos antes de servir. 

Não lave a carne antes de prepará-la 

Certamente, você cresceu ouvindo que, antes de preparar a carne, é preciso lavá-la. Entretanto, ao fazer isso, aquelas bactérias que estavam no alimento se espalham pela pia e demais partes da cozinha.   

Sendo assim, remova as bactérias cozinhando o alimento devidamente para garantir a segurança no preparo dos alimentos. Exceto nas carnes salgadas, quando há a necessidade de tirar o excesso do tempero. Aqui, é importante forrar a superfície com papel toalha e, após finalizar, limpá-la. 

LEIA TAMBÉM: 6 alimentos que cachorro não pode comer – Confira!

Cuidado com as sobras 

Embora as sobras quebrem o maior galho quando estamos com pressa, é fundamental não deixar que elas permaneçam na geladeira por mais de quatro dias. Do contrário, pode colocar-se em risco de intoxicação.   

De qualquer forma, cheire o alimento antes de comer ou observe se há algum sinal de mofo, por exemplo. Quer outra dica? Congele as sobras! Assim, você pode reutilizá-las por até quatro meses, desde que bem armazenadas.  

Não coma direto na lata 

Ainda que os alimentos enlatados também ajudem nas emergências, não coma se a lata estiver amassada. Há o risco de ter perfurado a lata e, consequentemente, contaminado o alimento. Como resultado, você pode desenvolver intoxicação alimentar ou outras doenças

Anotou todas as dicas de segurança no preparo de alimentos? Aproveite e confira, também, como o azeite de oliva pode limpar suas panelas de aço inox.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado