Sua respiração pode estar prejudicando a sua saúde; veja se está fazendo errado
A sua respiração pode estar prejudicando a sua saúde e você nem sabe
O segredo para a saúde e longevidade parte de uma série de fatores, alguns menos óbvios do que outros. Você sabia que respirar da forma correta pode trazer grandes vantagens para a sua saúde? Pois é!
O ato de respirar corretamente recebe o nome de “respiração funcional”, e não fazê-lo pode acarretar prejuízos à saúde.
Porém, respirar da maneira certa aumenta a capacidade de foco, acalma a mente e induz o relaxamento, além de controlar as emoções e melhorar a concentração.
Portanto, continue a leitura para descobrir se a sua respiração está segundo o ideal.
LEIA MAIS: Aposte na saúde: duas receitas deliciosas para uma vida mais saudável – Aprenda!
Antes de mais nada: O que é a respiração funcional?
A técnica de respiração a qual visa o aumento da capacidade pulmonar, e consequentemente uma melhora geral na qualidade da respiração, é chamada de “respiração funcional”.
Mediante exercícios respiratórios específicos, os músculos utilizados durante a respiração são fortalecidos, além da capacidade pulmonar ser aumentada.
Como saber se estou respirando errado?
Em consequência de determinados estilos de vida acelerados, que induzem a altos níveis de ansiedade e estresse diários, acabamos por desenvolver uma respiração disfuncional, ou seja, errada.
Alguns sinais indicam que você pode não estar respirando da maneira ideal. Dentre eles, podemos citar: respiração curta, rápida e torácica; roncar durante a noite; sensação de boca seca devido a respirar pela boca; sentir-se tenso, ansioso ou estressado.
Caso você responda que sim para um ou mais itens dessa lista, há grandes chances de que você possua um padrão respiratório disfuncional.
LEIA TAMBÉM: 5 práticas diárias simples para melhorar sua saúde mental
Afinal, como respirar da forma correta?
É possível respirar adequadamente por meio da prática de alguns exercícios respiratórios, os quais irão melhorar a qualidade da sua respiração. A seguir, confira algumas dessas técnicas:
Respiração 4-7-8:
Primeiramente, inspire pelo nariz por 4 segundos. Em seguida, prenda a respiração por 7 segundos e expire pela boca, lentamente, por 8 segundos.
Respiração diafragmática:
Para realizar este exercício, você deve inspirar profundamente pelo nariz enquanto expande o abdômen. Após isso, contraia o abdômen enquanto você expira lentamente pela boca.
Respiração labial:
Sendo este o mais simples de todos, basta inspirar pelo nariz e expirar lentamente, com os lábios semi-fechados, pela boca.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.